Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

Como melhoramos a segurança e a velocidade do servidor com Varnish e Nginx

Escrito por Marco Cristofolini

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Share Button

 

Como melhoramos a segurança e velocidade do servidor com Varnish e Nginx

Pensando em melhorias e buscando mais segurança e velocidade para os sites hospedados na HostGator, diversas tecnologias estão sendo implementadas nos servidores.
Neste post vamos falar de duas ferramentas implementadas, e que estão em pleno funcionamento nos servidores: o ‘nginx’ como proxy reverso, e o ‘varnish’ como acelerador http. Venha entender como essas ferramentas funcionam e como atuam para melhorar a experiência dos visitantes que acessam os sites hospedados na HostGator.

NGINX

Um proxy é um programa ou serviço que faz o papel intermediário entre o usuário e o servidor para interceptar as informações trafegadas. O proxy reverso é instalado entre a internet e o servidor web, logo toda solicitação de acesso ao site chegará primeiro ao proxy reverso (nginx) e depois será direcionada para o servidor web.

O Nginx é um proxy reverso que garante mais segurança e velocidade no servidor, pois adiciona uma camada a mais de defesa e melhora a performance comprimindo o conteúdo, o que torna o acesso mais rápido.
​Além de controlar as requisições, há diversas vantagens do proxy reverso, como:

  • Segurança: com uma camada antes de chegar ao seu servidor há verificações prévias das requisições, se são ou não seguras o suficiente para chegar ao servidor;
  • Cache: o proxy reverso pode manter em cache o conteúdo estático das requisições realizadas, ajudando a diminuir a carga dos servidores;
  • Velocidade: o proxy reverso pode tornar o acesso mais rápido através da compressão do conteúdo acessado.

 

 

Varnish

Todo acesso em um site faz uma requisição ao servidor, com isso ele precisa processar cada requisição e buscar as informações necessárias para montar e exibir a página. A cada visita todas essas informações são carregadas pelo servidor, consumindo muito mais tempo. As informações buscadas pelo servidor podem estar em banco de dados, sites auxiliares e até em sites externos como Facebook, Twitter etc. E tudo isso contribui para aumentar o tempo do processo.

Sabendo disso, a HostGator implementou o Varnish cache, um acelerador HTTP, nos servidores de hospedagem. Um recurso de cache é usado para evitar sobrecarga, além de garantir mais segurança e velocidade no servidor. Ele armazena na memória RAM uma cópia das páginas acessadas, tornando o acesso ao site até 300x mais rápido.

Ao acessar o site pela primeira vez, todos os conteúdos dinâmicos e estáticos são carregados, e neste momento o Varnish guarda uma cópia da página na memória RAM. No próximo acesso ao site, os usuários irão receber o conteúdo diretamente do Varnish cache, acelerando o processo. Caso um conteúdo solicitado não esteja em cache, o Varnish busca apenas este conteúdo e guarda uma cópia a fim de acelerar o próximo acesso.

 

Legal saber como essas tecnologias funcionam e como podem melhorar a experiência dos visitantes, concorda? Se tiver alguma dúvida, entre em contato com nosso suporte. Aqui no blog também estamos sempre à disposição para responder suas dúvidas, é só utilizar o espaço para comentários.


Marco Cristofolini

Sobre Marco Cristofolini

Administrador de Sistemas Linux. Atualmente atua como Administrador de Sistemas Linux Nível 3 na Hostgator.

Postado em:

Hospedagem de sites, Segurança
Comentários
  • Jean

    Olá Marco,

    Como vai?

    Estou querendo migrar meu site para uma hospedagem da HostGator, mas tenho uma dúvida!

    Já que vocês utilizam cache do nginx e varnish nos seus servidores o meu conteúdo dinâmico e estático ficará armazenado no cache por quanto tempo até renovar o cache?

    Pois já tive uma experiencia ruim em uma empresa de hospedagem que utilizava cache, uma vez que quando eu atualizava alguma coisa no conteúdo dinâmico ou estático do meu site, tinha que esperar muito tempo até o conteúdo sair do cache e atualizar.

    Abraço
    Jean

    • hostgatorbrasil

      Olá Jean, tudo bem? O varnish verifica se houve alteração nos arquivos e atualiza o conteúdo em cache, caso o conteúdo ainda não esteja em cache ele será carregado do servidor web e não do varnish. Espero ter sanado sua dúvida. Se precisar, sigo à disposição.

  • http://www.portal3visao.com.br Candido Bertinatto

    Olá Marco. Tenho 2 VPS na hostgator, como proceder para instalar nginx e varnish? Há suporte para isso?

    Agradeço pela resposta.

    • hostgatorbrasil

      Olá Candido, tudo bem? Na VPS o nginx e varnish podem ser instalados a partir do plano de VPS 2000 e nossa equipe pode te auxiliar na instalação mas, infelizmente, não oferecemos suporte para servidor web que não seja o apache. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe técnica pelo canal de atendimento: https://www.hostgator.com.br/atendimento Agradeço seu contato.