Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

WordPress, Joomla, Drupal, Magento: qual o melhor CMS para seu site?

Escrito por Vanessa Fetter

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Share Button

wordpress-joomla-drupal-magento-qual-o-melhor-cms-blog

Quer viabilizar um site ou blog, quer montar uma loja virtual ou manter uma estrutura de fórum mesmo sem ter muito conhecimento de programação? Então, mesmo que você ainda não saiba, vai se beneficiar da revolução que os CMSs permitiram.

Há alguns anos atrás, apenas quem tinha um conhecimento razoável de programação conseguia colocar um site ou blog no ar. Uma loja virtual e um fórum? Só contando com alguém com muito conhecimento técnico para fazer a edição, publicação e manutenção.

Hoje, com os sistemas de gestão de conteúdo – sim, este é o significado de CMS, do inglês Content Management System -, o usuário pode se concentrar na criação do conteúdo, sem precisar se preocupar muito com os detalhes técnicos (aqueles que estão por trás do funcionamento de um site).

Eles são úteis também para desenvolvedores, que muitas vezes podem utilizar as soluções prontas para diminuir o tempo de desenvolvimento, permitindo que se concentrem em produzir soluções que atendam necessidades específicas de cada cliente, além da produção do layout.

Para compreender mais sobre a área, vamos apresentar o objetivo dos CMSs, além de destacar algumas das opções mais utilizadas atualmente na construção de sites, blogs, lojas virtuais, portais, entre outras aplicações. Confira o post e descubra qual o melhor CMS para você começar agora seu projeto.

 

 

CMS: objetivos e principais opções

A essência de um Sistema Gerenciador de Conteúdo (CMS) é facilitar a criação, edição, publicação e distribuição de informações. Para ilustrar, na FAQ da HostGator um CMS é descrito como o esqueleto de um site, que deve ser preenchido pelo usuário com a informação que ele deseja compartilhar.

Existem dezenas de opções disponíveis. Por isso, o indicado é escolher o CMS ideal levando em consideração o tipo de site que você está construindo.

Grande parte dos CMSs disponíveis podem ser instalados através do Fantastico DeLuxe e QuickInstall – os dois instaladores que a HostGator disponibiliza no cPanel.

Para conhecer a lista, basta fazer login no cPanel, acessar a caixa Softwares/Serviços e selecionar um dos instaladores. Se você selecionar o QuickInstall, por exemplo, os CMSs disponíveis para instalação aparecem no menu lateral esquerdo.

Como instalar WordPress via QuickInstall
O WordPress, por exemplo, é o CMS mais utilizado por sites e blogs hospedados na HostGator. Considerada uma das plataformas mais populares atualmente na internet, o WordPress foi desenvolvido com o objetivo de dar suporte a blogs, mas vem sendo muito utilizado também como base para o desenvolvimento de sites.

Assim como o WordPress, o Drupal e o Joomla permitem a publicação, gerenciamento e organização de uma ampla variedade de conteúdo em um site. Como são sistemas mais genéricos, podem ser utilizados para diversas aplicações, que vão desde sites corporativos ou portais, passando por sistemas de intranet corporativa, publicações online e e-commerce, até pequenos sites de negócios online.

Já o Magento é uma aplicação de comércio eletrônico bastante popular. Como apresenta grande capacidade de customização, é referência para publicação, edição e manutenção de um e-commerce.

Além dos quatro CMSs citados acima, uma infinidade de recursos estão disponíveis para fins genéricos ou mais específicos. Para o desenvolvimento de fóruns, por exemplo, existem opções como o bbPress e phpBB. Já para a área educacional, opções como o Moodle são muito bem vistas. Também para e-commerce, PrestaShop e ZenCart são referências importantes.

 

Principais características dos CMSs

Entre as principais determinantes dos CMSs, destaque para:

  • Edição de conteúdo facilitada: considerada uma das principais características, já que permite que até mesmo usuários leigos acessem o site e realizem publicações e edições com grande rapidez;
  • Suporte a múltiplos usuários: a maioria das plataformas de geração de conteúdo permitem o registro, gerenciamento e atribuição de diferentes papéis a vários usuários;
  • Capacidade de personalização: as funcionalidades iniciais podem ser ampliadas ou novas podem ser adicionadas através de plugins e/ou módulos;
  • Gerenciamento e controle de documentos: permite o gerenciamento da publicação, revisão, arquivamento e eliminação de documentos;
  • Apresentação gerenciada através de templates: este tipo de gerenciamento permite a troca rápida de interface, independentemente do conteúdo de cada página;
  • Controle de fluxo: permite níveis de publicação, revisão e aprovação. Por exemplo, um usuário pode enviar um artigo sem publicá-lo imediatamente, para que seja revisto por um editor e aprovado por um editor-chefe.

Quer saber mais sobre as principais plataformas de gerenciamento de conteúdo? Você pode ajudar a construir os próximos posts sobre o assunto. Deixe seus comentários e sugestões abaixo.

A partir deste post você verá muitos conteúdos novos e/ou atualizados sobre as plataformas mais utilizadas.

 



Vanessa Fetter

Sobre Vanessa Fetter

Profissional de comunicação e marketing, com formação em jornalismo e especialização em Mídias sociais. Atualmente atua como Coordenadora de Comunicação na HostGator, onde é responsável pelas áreas de produção de conteúdo e mídias sociais.

Postado em:

cPanel, Drupal, Hospedagem de sites, Joomla, Magento, QuickInstall, Wordpress
Comentários
  • Leandro Borrero

    Fica aqui uma pergunta: Hoje referindo-se a comércio eletrônico, qual a melhor plataforma para fazer um trabalho mais fácil de SEO? Eu e minha esposa atualmente temos uma loja virtual utilizando a plataforma Magento (http://www.requintecestas.com.br) a qual me tirou muitas noites de sono para deixar quase “redondo”, mais ainda com muitos detalhes a desejar, porém, sinto que se tivesse uma plataforma de e-Commerce rodando em WordPress, seria muito mais amigável um trabalho de SEO, visto que essa plataforma “conversa” muito melhor com os grandes mecanismos de busca, como o Google por exemplo.

    • hostgatorbrasil

      Olá, Leandro! Tudo bem? Que interessante você levantar essa discussão aqui. Acreditamos que o acontece com o WordPress é que ele é muito mais usado, portanto há mais pessoas trabalhando para desenvolve-lo, como por exemplo, ao criar plugins específicos para otimização do site e SEO. Cada plataforma tem suas características, vantagens e desvantagens e podem ser mais ou menos adequadas para seus objetivos. Se você passa a entender melhor o funcionamento do Magento, aplicar técnicas gerais de SEO e está sempre mantendo seu site atualizado e otimizado, ele vai ser extremamente amigável aos mecanismos de buscas. É preciso estar atento às novidades, manter-se informado e se interessar pela plataforma utilizada, pois isso faz parte das estratégias comerciais, como no “mundo real”, onde cuidamos da parte física e estrutural do nosso negócio 😉 Abraço!

  • http://estrategiadigital.pt/ Tiago

    Artigo extremamente útil e completo.

    Sou da opinião que a escolha deve ser feita consoante as nossas necessidades. A tecnologia deve servir a empresa e não o contrário.

    A propósito do tema, deixo aqui mais um link que talvez seja útil: http://www.estrategiadigital.pt/sistema-de-gestao-de-conteudos/

    Abraço!

    • hostgatorbrasil

      Olá, Tiago! Que bom saber que você gostou, para nós é muito importante ter esse feedback. Muito obrigado 🙂

  • jessica

    Instalei o magento pelo QuickInstall mas ele aprace em inglês, como faço para alterar o idioma?

    • hostgatorbrasil

      Olá Jéssica! Para deixar essa versão do Magento em português
      será necessário baixar um pacote de tradução para o pt-br. Trata-se de um
      procedimento simples, que você pode acompanhar nesse link: http://mariosam.com.br/magento/alterar-idioma/.

      • jessica

        Já baixe o pacote da tradução pt_BR, fiz passo á passo mas continua em inglês.

        • hostgatorbrasil

          Por favor, limpe o cache do seu navegador ou faça uma nova tentativa utilizando outro navegador de sua preferência.
          Se a dificuldade persistir, entre em contato com nossa equipe via chat para buscar orientações.

  • ediane freitas

    Olá. Desistalei meu wordpress. E não consigo reinstalar no hastgato está dando erro sou novata não conheço muito abre o assunto .. Mas agora n consigo reinstalar para começar o blog

    • hostgatorbrasil

      Olá Ediane! É possível que ao desinstalar o WordPress, alguns arquivos tenham permanecido na pasta, impedindo a nova instalação.
      Por favor, entre em contato com nossa equipe via chat. Eles poderão realizar a exclusão dos arquivos, possibilitando a nova instalação do CMS. Nossos canais de atendimento estão disponíveis neste link: http://www.hostgator.com.br/atendimento.

  • Gracielle

    Boa tarde, poderia me informa se no Magento consigo algum CMS gratuito?

    • hostgatorbrasil

      Olá Graciele! Você poderia explica melhor sua dúvida? Gostaríamos muito de auxiliar, caso esteja ao nosso alcance. 🙂
      Sobre o Magento, ele é um CMS que pode ser instalado gratuitamente. Para clientes da HostGator, a instalação pode ser realizada através do QuickInstall, um instalador automático que realiza uma série de configurações para você, facilitando o processo.
      O Magento é um dos CMSs mais utilizados para lojas virtuais, e conta com uma série de módulos gratuitos, além de outros pagos. Neste link você encontra mais informações que podem auxiliar: http://comunidademagento.com.br/.

  • Pingback: Hospedagem de Sites HostGator │Blog oficial » Joomla: suporte, vantagens e funcionalidades()

  • Pingback: Hospedagem de Sites HostGator │Blog oficial » Wordpress: o que torna a plataforma tão popular?()

  • Pingback: Hospedagem de Sites HostGator │Blog oficial » Layout do site: 9 ferramentas para acertar na escolha das cores()

  • william nunes

    Réplica do ConsumidorQuinta-feira, 03 de Abril de 2014 – 13:00Olha, infelizmente a empresa até agora não se manifestou e o problema continua, estou entrando em contato com meu advogado pra entrar com um processo de danos causados por esse erro da empresa de um serviço pago que a hostgator não esta dando a mínima. Estou com um prejuízo de R$ 3000mil reais por conta disso… Lamentável essa empresa

    Réplica do ConsumidorTerça-feira, 01 de Abril de 2014 – 16:16Até agora nada de resolução e nenhuma resposta. Ontem dia 31 um atendente do chat falou que estava dando prioridade e que um técnico responderia o ticket e e daria a possivel prioridade… kkkk Pegadinha. A unica coisa que aconteceu foi a mudança do ticket para indisponibilidade que não sei o que significa, e pelo jeito não vão resolver tão cedo e não estão dando importancia nenhuma, vou ter que entrar com processo porque estou fazendo um site no valor de 3.000 reais e não consigo mexer no banco de dados de um serviço que eu pago mensalmente, vou colocar no procon e juizado de pequenas causas pra reaver esse prejuizo porque estou tendo de pagar outro provedor pra fazer os testes de banco de dados porque o meu serviço pago na hostgator não funciona!!! e olha o status do tícket: a auteração no dia 31… so podem estar brincando!

    Ticket ID: RGZ-516593 Departamento: Suporte-L1
    Status: Indisponibilidades Prioridade: Crítica
    Data de criação: 27 Mar 2014 04:27 PM Ultima Actualização: 31 Mar 2014 01:21 PM

    • hostgatorbrasil

      Olá William! Nossa equipe fez ajustes na conta e o acesso foi normalizado. Caso ainda encontre dificuldades, por favor, nos informe no ticket de referência do seu atendimento.
      Lamentamos o transtorno e as dificuldades que relatou na comunicação com nossa equipe. Encaminhamos sua reclamação para nosso departamento de Qualidade, que vai tomar as medidas internas necessárias para evitar que a dificuldade que relatou se repita.

  • Pingback: Hospedagem de Sites HostGator │Blog oficial » Otimizando o seu Joomla – Parte 1()

  • Pingback: Hospedagem de Sites HostGator │Blog oficial » Wordpress: A famosa instalação de 5 minutos()