Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

Template WordPress: como escolher o melhor tema para seu site ou blog

Escrito por Vanessa Fetter

quinta-feira, 06 de agosto de 2015

Share Button

Como escolher template wordpress

A escolha do layout é essencial para um site ou blog, concorda? Por isso, um dos primeiros passos que você deve analisar antes de publicar seu projeto online é a escolha do template.

Essencial para a organização de um site, o template (ou tema) determina como os elementos do seu site (menus, header, rodapé, textos, imagens, vídeos) serão apresentados para seus leitores ou clientes. 

Se você vai utilizar o WordPress para publicar seu site, o número de opções é realmente grande, tanto para versões pagas (premium), como para versões gratuitas.

Independentemente da sua escolha, é importante que analise alguns critérios antes de selecionar o template WordPress ideal para seu projeto. Por isso, separamos algumas dicas que você pode conferir abaixo:

 

1. Escolha um template com a “cara” do seu projeto

Template WordPress grátis

Bom, são muitas opções. Então, para começar pense no tipo de site que você quer criar. É um site institucional, um portefólio online, um blog pessoal ou de negócios, uma loja virtual?

Com estas informações em mente, você já consegue fazer uma seleção – já que nem todos os templates disponíveis servem para os mesmos objetivos. Alguns temas, inclusive, são projetados para fins específicos como, por exemplo, para um e-commerce, para uma ONG, um restaurante, um pet shop.

Dica: o perfil do seu negócio é importante, mas lembre-se de pensar também no público que você quer atingir. Se seu público é jovem, por exemplo, um template mais moderno pode funcionar melhor. Para executivos, talvez algo mais formal seja o ideal.

 

2. Avalie o nível de customização

Se você vai utilizar um template pronto, o ideal é verificar se o tema escolhido pode ser adequado para atender suas necessidades. Pense quais são os recursos que você vai precisar, e busque opções que tragam o nível de personalização necessária.

Temas customizáveis permitem o uso de recursos extras, como fácil integração com as redes sociais, criação de formulários de inscrição e/ou contato, galerias de fotos, entre outras opções.

Dica: caso o tema que você escolheu não ofereça algum dos recursos que você busca, também é possível ativar utilizando plugins.

 

3. Analise se atende os requisitos de SEO

Para que seu site seja facilmente encontrado nos mecanismos de busca, utilizar um template com SEO amigável é uma ótima ideia. Confira a descrição do template, normalmente ele já informa quais as características que você pode esperar daquele tema. SEO friendly deve ser a palavra que você vai encontrar para descrever esta característica.

Dica: além do template amigável, é recomendável também adicionar um plugin de SEO. No blog da HostGator, utilizamos o WordPress SEO by Yoast.

 

 

4. Escolha um tema responsivo

Como escolher um template responsivo para seu site

Ser responsivo não é mais um luxo. Com o número de acessos via tablets e celulares crescendo velozmente, ter um site responsivo hoje é necessidade, e deve ser um dos aspectos consideramos estratégicos na publicação de um site ou blog.

Então, ao fazer a seleção do seu template WordPress, escolha um que se ajuste automaticamente os parâmetros para garantir a melhor visualização do conteúdo também em dispositivos móveis.

Lembrando: responsividade passou a ser um dos fatores de ranqueamento para o Google, que privilegia sites responsivos nas buscas feitas via dispositivos móveis. Para mais informações sobre essa mudança, confira o post que apresenta as principais vantagens de ter um site responsivo, e aborda algumas opções disponíveis.

 

5. Certifique-se de que o template está atualizado

Bom, não é só o WordPress que faz atualizações constantes para implementar melhorias e fazer pequenas correções. Temas também podem (e devem) ser atualizados. Quando escolher seu template, certifique-se que ele foi atualizado no último ano ou recentemente, e verifique se não existem problemas de segurança anteriores.

Não compre nem baixe templates de fontes desconhecidas. Se for adquirir, utilize fontes confiáveis – existem vários sites especializados como o Mojo, por exemplo. Se for baixar um tema gratuito, utilize a busca da Área administrativa para encontrar o template, ou busque no acervo de temas do próprio WordPress.

Então, pronto para colocar a mão na massa e dar os primeiros passos para publicar seu site?

 



Vanessa Fetter

Sobre Vanessa Fetter

Profissional de comunicação e marketing, com formação em jornalismo e especialização em Mídias sociais. Atualmente atua como Coordenadora de Comunicação na HostGator, onde é responsável pelas áreas de produção de conteúdo e mídias sociais.

Postado em:

Wordpress
Comentários