Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

Servidor VPS: o que é VPS e para quem ele é indicado?

Escrito por Vanessa Fetter

quinta-feira, 08 de janeiro de 2015

Share Button

o que é um servidor vps?

VPS é a sigla em inglês para Virtual Private Server. Na tradução para o português, significa servidor virtual privado.

Neste tipo de hospedagem, através de uma técnica conhecida como virtualização, um servidor físico extremamente robusto é dividido, criando vários servidores virtuais isolados uns dos outros virtualmente. Embora compartilhem recursos físicos, recursos como processamento, tráfego, espaço em disco e memória RAM são totalmente dedicados a cada servidor virtual. 

Na prática, cada Servidor VPS funciona como se fosse um servidor dedicado, embora tenha um poder de processamento menor.

Cada conta possui acesso administrativo (root) e processos completamente independentes – o que garante autonomia na hora de configurar o sistema de acordo com as suas necessidades, escolher scripts, processos, softwares e outras configurações personalizáveis.

servidor vps - servidor privado virtual

 

Para quem um Servidor VPS é indicado?

Se você está ampliando seu site ou precisa de mais controle sobre suas aplicações, um Servidor VPS pode ser uma ótima opção.

Normalmente um Servidor VPS é recomendado para sites cujos recursos de memória e processamento podem ser atendidos pelos planos compartilhados, mas que necessitam de outros recursos disponibilizados apenas em planos dedicados como, por exemplo:

  • Envio de moderado a alto de e-mails (uso específico);
  • Firewall personalizado;
  • Modificações globais variáveis do PHP;
  • Modificações de parâmetros do servidor Apache etc.

Servidores VPS também são ideais para quem busca uma hospedagem para aplicações leves em JSP (Java/Tomcat) e/ou PostgreSQL, por exemplo.

Além disso, são um recurso interessante para empresas que atuam com o envio de e-mail marketing, já que possuem um limite bem mais elástico. Enquanto nos servidores compartilhados existe um limite de 500 e-mail por hora, nos servidores VPS este limite pode chegar a 10 mil e-mails por hora (a partir do VPS 4000).

 

 

Servidor VPS: vantagens deste tipo de hospedagem

Bom, agora que você já sabe o que é um servidor VPS e para quem ele é indicado, vamos fazer um resumo com as principais vantagens e diferenciais que você encontra em um Servidor VPS da HostGator:

  1. Autonomia e capacidade de customização: além de configurar o servidor conforme suas necessidades, você terá total controle sobre o painel administrativo e poderá, por exemplo, reiniciar a máquina virtual para liberar memória ou corrigir algum travamento – algo que não seria possível em um servidor compartilhado.
  2. Recursos dedicados: você tem uma quantidade de recursos dedicados na máquina que roda o servidor como, por exemplo, memória e espaço em disco. Você poderá usar seus recursos até o limite, sem se preocupar em prejudicar outros usuários do servidor.
  3. Fácil expansão: você pode fazer um upgrade para outra modalidade sempre que seu site crescer. Em função dessa característica, os servidores VPS são uma excelente escolha para sites que começam pequenos, mas não querem perder a oportunidade de expandir rapidamente.
  4. Segurança: seu site (ou sites) estará hospedado em um ambiente fechado e protegido das outras contas VPS, além de ter um número de “vizinhos” reduzido. Como possui privacidade de dados, as preocupações com segurança diminuem consideravelmente.
  5. Baixo custo: embora tenha muitas características de um servidor dedicado, os servidores VPS possuem um excelente custo-benefício, com valores que variam conforme o plano escolhido.

Gostou das opções e recursos que um plano VPS pode oferecer para seu projeto? Então acesse agora nosso site e confira os novos planos de Servidor VPS que a HostGator oferece!



Vanessa Fetter

Sobre Vanessa Fetter

Profissional de comunicação e marketing, com formação em jornalismo e especialização em Mídias sociais. Atualmente atua como Coordenadora de Comunicação na HostGator, onde é responsável pelas áreas de produção de conteúdo e mídias sociais.

Postado em:

Hospedagem de sites, Primeiros passos
Comentários
  • paulo

    Muito bom o texto

    • hostgatorbrasil

      Muito obrigado, Paulo! 😉