Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

Projeto SnappyDroid estará na Campus Party 2016

Escrito por Thayse Stein

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Share Button

Snappydroid com sistema Arduino HostGator Brasil

O SnappyDroid é um projeto criado por Sinesio Bittencourt, colaborador da HostGator Brasil, que consiste em uma pelúcia do mascote da HostGator (o Snappy) modificada artesanalmente, com o sistema Arduino instalado em seu interior (software para receber informações de sensores, atuar nos motores e na Inteligência Artificial), utilizando um display LCD 16×2, um módulo WiFi ESP8266 Serial e um módulo I2C com display LCD. A ideia é apresenta-lo na Campus Party 2016, em janeiro deste ano.

A linguagem utilizada no projeto é C++ e todos podem colaborar abertamente através do GitHub, um site para construção de softwares em comunidade, hoje com mais de 12 milhões de pessoas ativas – lá os desenvolvedores podem descobrir, usar e contribuir para mais de 31 milhões de projetos através de um grande fluxo de trabalho de desenvolvimento colaborativo.

 

Como funcionará o SnappyDroid?

Após realização do protótipo inicial do SnappyDroid, a pelúcia deve ser capaz de transmitir mensagens pela tela LCD instalada nas mãos do boneco e responder através do sensor de movimento. Alguns estudos estão sendo realizados para verificar a possibilidade de instalar o comando de voz e aprimoramentos para as próximas versões.

Para criação do SnappyDroid, muitas experiências foram realizadas, além de testes com diversos materiais. Afinal, esse é um projeto pioneiro no uso do sistema Arduino para execução de um robô capaz de interagir com o usuário.

A ideia inicial é experimental e conceitual, mas o autor do projeto pensa que, no futuro, pode ser realizada em larga escala, de modo personalizável. “Todas as pessoas podem fazer seu próprio droid em casa, com acesso ao código do nosso projeto disponibilizado ao público. As melhorias e personalizações podem ser feitas livremente, partindo da versão inicial”, explica Sinesio.

 

Quer bater um papo com o criador do projeto?

O Sinesio Bittencourt vai estar presente na Campus Party 2016, entre os dias 26 a 30 de janeiro, participando das palestras, oficinas e minicursos.  Para encontra-lo mais facilmente por lá, confira uma parte da programação dele, relacionada com o tema do projeto:

Robótica Crafter – Como montar um robô capaz de seguir linhas, desviar de obstáculos e perceber objetos em um ambiente. Será trabalhada a montagem de sensores e atuadores com uma placa tipo Arduino. O time que fizer o curso poderá participar de encontros remotos e presenciais e, no final do processo, terão seus nomes eternizados como co-desenvolvedores.

Quando? 29 de janeiro, das 10h30 às 12h45.

 

Como desenvolver wearables – Como criar gadgets high tech vestíveis, tanto em roupas quanto em acessórios. Esta oficina pretende ensinar como fazer os melhores equipamentos eletrônicos que podem ser fixados em seu corpo.

Quando? 29 de janeiro, das 18h às 19h30.

 

Queremos saber o que vocês acharam do projeto, contem para a gente aqui nos comentários.

 



Thayse Stein

Sobre Thayse Stein

Profissional de comunicação, com formação em Jornalismo e formação em andamento em Design de Moda. Atualmente, atua como Analista de Mídias Sociais na HostGator.

Postado em:

Eventos
Comentários