Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

O que é uma hospedagem de site?

Escrito por Eduarda Delavy

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Share Button

 

O que é uma Hospedagem de Site? - HostGator Brasil

Você já parou para pensar em como um site fica disponível na internet? Registrar um domínio é o primeiro passo para começar sua presença online, mas ter apenas ele não garante que o site estará online na internet.

Além do domínio – que é o seu endereço na internet – você precisa de um local para guardar os arquivos que compõem seu site, então com essa dupla seu site ficará online perfeitamente.

Venha conhecer como funciona esse armazenamento do site e o que é uma Hospedagem de Site.

 

O que é uma Hospedagem de Site?

Um site é um conjunto de arquivos (textos, imagens e códigos) que juntos formam as páginas que estamos acostumados a encontrar na internet. Os arquivos do site são lidos por programas especializados – os navegadores, mas antes esses arquivos precisam estar guardados em determinado local, o que chamamos de servidor.

Ter esse local para armazenar os arquivos é fundamental, pois o domínio não guarda nenhum conteúdo do site, ele é apenas o endereço eletrônico (ou URL). O que faz esse papel é o servidor.

Um servidor é um computador robusto que possui mais recursos e melhor desempenho que um computador normal, ele possui a função de armazenar diversos arquivos e deixá-los disponíveis para que outros computadores consigam acessar. Por isso dizemos o servidor “hospeda” o site, foi aí que surgiu o termo hospedagem de site.

De uma forma simples: a hospedagem é um espaço no servidor que armazena todos os arquivos que compõem um site para deixá-lo acessível na internet.

 

 

Recursos da Hospedagem

Há diversos tipos de hospedagem, e cada uma possui características e alguns recursos diferentes. Vamos conhecer alguns dos principais recursos (que fazem a diferença na definição de qual o tipo de hospedagem escolher para o seu projeto):

 

Armazenamento:

O armazenamento (também conhecido como espaço em disco é o limite de espaço que o conteúdo de um site pode utilizar dentro do servidor. Então, antes de contratar um plano, é importante saber qual é o tamanho que os arquivos do seu site possuem para comparar com o espaço em disco disponibilizado no servidor.

Além dos arquivos do site, os e-mails também ocupam esse espaço em disco. A maioria dos sites utilizam pouco espaço e, aqui na HostGator, fazemos um cálculo que já prevê uma “sobra” para que futuramente o site cresça.

 

Transferência:

É a quantidade de dados que podem ser transferidos para a hospedagem em um mês, por exemplo: quando você precisa atualizar o site, fazer upload de imagens ou qualquer outro conteúdo, o recurso de transferência está sendo utilizado.

Além disso, ao acessar um site é feito o download dos arquivos pelo navegador, dessa forma a transferência (ou tráfego) também está relacionada à quantidade de visitas que um site recebe. Porém isso não está relacionado a picos de tráfego, mas sim, um tráfego constante.

Outro fator que está ligado ao consumo deste recurso é a otimização do site, sendo assim, os sites com melhores otimizações consomem menos recursos de transferência.

 

 

Painel de Controle:

Um Painel de Controle serve para facilitar a administração do site e dos recursos da hospedagem contratada sem que o usuário precise ter conhecimentos técnicos. Nesses paineis a interface é amigável, o que torna mais fácil o gerenciamento da hospedagem, criar contas de e-mails, alterar senhas, configurar domínios, banco de dados, instalar softwares etc.

Na hospedagem de site HostGator o Painel de Controle é o cPanel, um dos sistemas de gerenciamentos mais populares do mercado de hospedagem. Conheça mais sobre as funcionalidades do cPanel no post do blog.

 

Contas de e-mail:

O e-mail é uma das principais ferramentas de comunicação na internet, e ter contas de e-mail com o seu domínio, além de ser muito profissional, garante um contato com mais credibilidade com os seus clientes ou leitores.

O e-mail é oferecido gratuitamente em muitas hospedagens, incluindo a HostGator, e aqui o número de contas que podem ser criadas é ilimitado (lembre-se que as suas mensagens de e-mail também irão contabilizar no espaço em disco da hospedagem).

 

 

Domínios:

O domínio é o endereço do site na internet (entenda mais neste post), e conhecer quantos domínios pode ter em uma hospedagem é pertinente para quem deseja criar vários sites diferentes. Mas se você tiver apenas um site um plano com domínio único, como o Plano P, por exemplo, oferece recursos suficientes.

 

Criador de Sites ou CMS:

Para quem não tem conhecimento técnico, um dos principais fatores a serem analisados em uma hospedagem de site é a disponibilidade de Criador de Sites ou CMS (sistemas de gerenciamento de conteúdo).

Há diversas formas para criar um site e, certamente, a melhor opção para quem não sabe programar é escolher um criador “arrasta e solta” – que é fácil de usar. Além disso também há a opção de criar um site com alguma CMS como o WordPress, por exemplo – e é importante saber se a hospedagem escolhida aceita a instalação desses gerenciadores de conteúdo, como é o exemplo da hospedagem de site HostGator – que é compatível com os dois.

 

A Hospedagem de Site desempenha uma função primordial para o seu site, ela armazena todo o conteúdo e deixa disponível na internet. Venha conhecer nossos planos de hospedagem e conte com a ajuda do melhor suporte do mercado.


Eduarda Delavy

Sobre Eduarda Delavy

Estudante de Comunicação Social e Mídia Eletrônica. Atualmente cria conteúdos para o blog e redes sociais da HostGator Brasil.

Postado em:

Hospedagem de sites
Comentários