Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

O que é Arduino: Tudo o que você precisa saber

Escrito por Sinésio Bittencourt

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Share Button

 

O que é Arduino - HostGator Brasil

Você já pensou em embarcar na aventura da computação física, robótica e afins? Existem muitas maneiras para iniciar e uma ótima opção é com Arduinos. Há diversas configurações e versões de placas diferentes no mercado, cada uma com seus recursos e recomendações. Mas antes mesmo de pensar em começar, você precisa saber o que é um Arduino. E se perguntar para quê irá usá-lo. Para isso, vou explicar um pouco mais sobre o que é Arduino. Venha conferir.

Primeiro é preciso ter um objetivo definido, no meu caso foi a criação do Snappy Droid (robô construído com o mascote da HostGator, o Snappy), assim você conseguirá escolher a melhor placa para o seu projeto. Além disso você vai poder comprar componentes relevantes para o seu projeto e aprender do mesmo jeito que se comprasse um kit avulso.

Explicando de uma forma simples, pense que você tem um projeto para a criação de um drone, então um kit para montar um carro não terá placas e componentes corretos para construir seu drone, concorda? Mas antes, vamos começar do básico.

O que é Arduino?

O Arduino é uma plataforma de prototipagem open-source, seu software multiplataforma é flexível e fácil de usar. Ele é destinado para pessoas interessadas em criar objetos ou ambientes interativos, com o Arduino você pode interagir com luzes, motores entre outros objetos eletrônicos.

O Hardware

A placa de um Arduino consiste em um microcontrolador (que é um microcomputador de um único circuito, ele processa o código desenvolvido pelo desenvolvedor), com componentes complementares para facilitar a programação e incorporação para outros circuitos.

A versão mais popular e mais vendida de toda a linha é o Arduino UNO, além de servir como base para outros modelos, como o Arduino MEGA 2560 por exemplo. O Arduino Mega 2560 é placa que eu mais utilizo (incluindo o projeto Snappy Droid) e é uma placa que possui algumas características interessantes que podem lhe auxiliar em seu aprendizado, ela se torna bem atrativa principalmente para projetos mais elaborados e que necessitam de mais memória.

O Arduino Mega 2560 possui 54 pinos de entradas e saídas digitais onde 15 destes podem ser utilizados como saídas PWM. Possui 16 entradas analógicas, 4 portas de comunicação serial.

Além da quantidade de pinos, o Arduino Mega 2560 conta com maior quantidade de memória que versão mais popular e mais vendida (Arduino UNO) – sendo uma ótima opção para projetos que necessitem de muitos pinos de entradas e saídas, além de memória de programa com maior capacidade ideal para quem pretende utilizar uma telinha touchscreen, por exemplo.

O Software

A IDE Arduino é uma ferramenta de desenvolvimento multiplataforma escrita em Java com uma interface gráfica simples de usar, mas também possui uma flexibilidade para os usuários mais experientes. É um programa que reúne características e ferramentas para agilizar o processo de desenvolvimento de software.

A IDE Arduino é um compilador de linguagens de programação GCC derivada dos projetos Processing e Wiring, por isso possui a capacidade de programar em C e C++.

O Projeto SnappyDroid

O robô que construí com Arduino contou com a colaboração da HostGator Brasil. Para o projeto utilizei uma pelúcia do mascote da empresa – o Snappy, que apresentei pela primeira vez na Campus Party 2016.

Após muitas adaptações e colaborações através do GitHub, vou participar do concurso de robôs na Campus Party 2017. Venha conhecer mais sobre o Projeto SnappyDroid no post do blog ou me procure no evento. 😉

Última dica: Antes de iniciar um projeto com Arduino, pesquise as limitações de cada placa e se ela realmente vai atender todas as sua necessidades no decorrer do projeto. Um lugar muito bom para pesquisar e saber tudo o que é Arduino é o fórum oficial (em inglês).

Postado em:

Desenvolvimento
Comentários