Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

Moodle e Claroline: conheça as vantagens de plataformas para cursos a distância

Escrito por Thayse Stein

quarta-feira, 02 de março de 2016

Share Button

Moodle e Claroline: conheça as vantagens de plataformas para cursos a distância - HostGator Brasil

Você sabia que usar uma plataforma de cursos a distância pode dar resultados muito melhores do que o esperado? Em comparação aos cursos presenciais, que muitas vezes podem se tornar inviáveis e muito caros pelo investimento na estrutura física, sabemos que o ensino a distância ou o uso de LMS (Learning Management System) como material de apoio, ampliam as possibilidades de ensino, pois permite que cada pessoa acesse o conteúdo do curso de acordo com sua disponibilidade, a qualquer hora e através de qualquer dispositivo, e democratizam todo o processo de aprendizado.

 

Porque utilizar uma plataforma de cursos a distância

 

As plataformas de cursos a distância são capazes de dar um aspecto profissional à sua marca, já que as possibilidades multimídia são ilimitadas e o design instrucional pode ser muito bem aproveitado. Elas também possibilitam uma melhoria no desempenho do aluno, que consegue aprender no seu tempo e repetir quantas vezes for necessário, além de minimizar os custos de maneira geral. Ao contrário de um site tradicional administrado via CMS (Content Management System), o LMS permite que a educação seja feita de forma didática e compreensível, pois ele é completamente voltado para isso. Assim, os cursos online apresentados em plataformas específicas de conteúdo educativo são muito mais acessíveis.

Ao criar um ambiente de estudos online, você tem a certeza que seu conteúdo ficará esquematizado de maneira clara e de fácil acesso, até para pessoas mais leigas, pois esses sistemas tendem a ser muito intuitivos e organizados. Você também não precisa se preocupar com os custos associados a impressões e gráficas e ainda pode reaproveitar seu conteúdo em vários cursos diferentes, pois algumas plataformas LMS disponibilizam a ferramenta copiar/duplicar. As plataformas de cursos a distância permitem que você crie um processo padronizado, tanto ao lançar novos conteúdos quanto no tempo de disponibilidade para acesso.

 

 

Como instalar o Moodle e o Claroline, as plataformas mais usadas:

 

O Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning), bem como o Claroline, são os mais famosos sistemas de gerenciamento de conteúdos educativos online, podendo servir tanto para educação a distância, como para suporte aos cursos presenciais, formação de grupos de estudo e treinamento de profissionais. Esses sistemas são também chamados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Ambos são softwares livres e podem ser instalados em várias plataformas que consigam executar a linguagem PHP. Como base de dados, o Moodle aceita a utilização do MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase, ODBC; já o Claroline, utiliza apenas o MySQL. O desenvolvimento das plataformas é feito de forma colaborativa por uma comunidade virtual, com usuários do mundo inteiro e está disponível em diversos idiomas.

Confira abaixo como encontrar o Moodle e o Claroline no cPanel e realizar a instalação via QuickInstall:

Moodle e Claroline: conheça as vantagens de plataformas para cursos a distância - HostGator Brasil

Moodle e Claroline: conheça as vantagens de plataformas para cursos a distância - HostGator Brasil

Moodle e Claroline: conheça as vantagens de plataformas para cursos a distância - HostGator Brasil

Muito simples, né? Se ficar com alguma dúvida ou precisar de ajudar na hora de contratar um plano para começar sua plataforma de ensino, consulte nosso suporte pré-vendas.

 



Thayse Stein

Sobre Thayse Stein

Profissional de comunicação, com formação em Jornalismo e formação em andamento em Design de Moda. Atualmente, atua como Analista de Mídias Sociais na HostGator.

Postado em:

Hospedagem de sites, Software Livre
Comentários