Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

Linux

Shell Shock: saiba mais sobre a vulnerabilidade

Escrito por HostGator Brasil

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Vulnerabilidade Shell Shock

Na semana passada, especialistas em segurança divulgaram a descoberta de um bug que afeta sistemas Linux que utilizam Bash para interpretar comandos.

Chamada oficialmente em CVE-2014-6271, a vulnerabilidade é amplamente conhecida como Shell Shock – uma referência ao ambiente explorado pelo bug, conhecido como shell (utilizado para interagir com o sistema operacional através de comandos). O shell em questão leva o nome de Bash, um acrônimo para Bourne Again Shell.

Sistema Operacional Linux comemorará 20 anos

Escrito por Kleber Vieira

domingo, 10 de abril de 2011

O aniversário de 20 anos do Linux, será comemorado no segundo semestre deste ano, e a Linux Foundation está preparando uma série de comemorações, incluindo o vídeo abaixo:


O vídeo conta a história dos primeiros 20 anos do Linux, em um ritmo bem acessível para quem não tem o inglês como idioma nativo, e apresenta vários fatos, incluindo a interação com o GNU e a GPL, o sucesso comercial, a presença em variadas plataformas.

A HostGator utiliza como padrão em seus servidores, a distribuição CentOs Linux que é mantida por um pequeno grupo de desenvolvedores e baseia-se na versão enterprise do Red Hat Linux. Atualmente, o CentOS está na versão 5.6 e é famoso em ambientes de hospedagem de sites por manter a compatibilidade com cPanel e suas ferramentas.

LINUX IN RIO contou com cerca de 400 participantes

Escrito por Kleber Vieira

terça-feira, 07 de setembro de 2010

Cerca de 400 pessoas entre participantes, palestrantes e convidados de 50 cidades e 4 estados diferentes, esse foi o público presente no Linux In Rio 2010. Muitos participantes chegaram cedo e alguns de caravana, ansiosos para entrar no evento, esqueceram até que haveria um credenciamento às 8h.

As atividades começaram por volta de 9h10 com a abertura conduzida pelo coordenador geral, Alessandro Silva, e contou com a presença do vice-prefeito de Duque de Caxias, Jorge Amorelli, além de Guilherme Adalbalde, representante do SERPRO e SL-RJ (Comunidade de Software Livre do Rio de Janeiro), e Marcelo Massao, representando a Prefeitura de Silva Jardim e a ONG BrOffice.org.

O Linux In Rio contou com 24 palestras distribuídas em 3 auditórios, nas trilhas de Administração de Sistemas, Desenvolvimento, Educação, Ecossistema do Software Livre e Negócios.

Plataforma para construção de rôbos com software e hardware livres será apresentada no LINUX IN RIO

Escrito por Kleber Vieira

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Arduino é uma plataforma de hardware e software livres – com documentação em creative commons – onde entusiastas de eletrônica e programadores podem criar projetos no melhor estilo “faça você mesmo”. Nessa palestra, Alvaro Justen, fará várias demonstrações de pequenos projetos com Arduino, além de um projeto de robô controlado por Wi-Fi, utilizando Arduino, motores, LEDs e um netbook; além da demonstração serão comentados os apectos gerais do código que, obviamente, é livre.

Fonte: linuxinrio.com.br

Jon Maddog Hall estará no LINUXINRIO

Escrito por Kleber Vieira

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A primeira vez que Jon “maddog” Hall esteve no Brasil para falar sobre software livre foi em Recife, em setembro de 2001, logo após o atentado às torres gêmeas nos Estados Unidos.

Desde muito antes, porém, “maddog” preocupava-se com a tecnologia como agente de geração de emprego e renda e de seu potencial na diminuição de desigualdades.