Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

Joomla! e SEO – URLs amigáveis

Escrito por HostGator Brasil

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Share Button

URLs amigáveis e SEO no Joomla - HostGator Brasil

Você possui um site gerenciado pelo Joomla e quer melhorar o desempenho nas buscas? Saiba que as URLs geradas na página podem estar afetando o seu ranqueamento. Os links automáticos produzidos pelo Joomla são compostos por letras e números sem nexo aparente e acabam por não deixar que os termos mais importantes da sua página fiquem em evidência, como acontece em URLs amigáveis. Mas fique tranquilo, pois selecionamos algumas dicas para te ajudar, confira:

 

Ativando a URL amigável no Joomla

Para ativar a URL amigável automática de acordo com o seu título, vá em Configuração >> Global e altere as Configurações de SEO conforme abaixo:

URLs amigáveis para Joomla - HostGator Brasil

Depois, salve as alterações.

Normalmente, o arquivo htaccess já vem configurado. Para ativá-lo vá a raiz do Joomla e procure por “htaccess.txt” e renomeie para “.htaccess”. Pronto!

 

 

Alterando as URLs manualmente ou por plugins

Para realizar a alteração manualmente, quando você não quiser que a URL seja a mesma do título, o Joomla já possui um campo chamado ‘Apelido’ na própria página de compor um novo artigo. Lá, você preenche com a URL que você deseja, separando por hifens as palavras. Caso preferir, você pode usar plugins mais completos e específicos, que apresentam uma gama maior de possibilidades para URLs (como o Canonical URL e o Fix 404 Error Links).

 

 

Criando uma URL amigável

Muitas vezes, o próprio título da nova página já é bem esclarecedor e possui os termos necessários para ser encontrado pelo seu público. Mas, se você preferir editar e construir a sua URL, pense que ela deve ser óbvia e legível. Assim, será mais facilmente indexada pelos mecanismos de busca. Por isso, você deve utilizar as palavras-chave mais buscadas para chegar até ela, como por exemplo:

http://blog.hostgator.com.br/modulos-e-extensoes-para-seo-do-joomla/ ao invés de http://www.blog.hostgator.com.br/xpto/artigos.php?posicao=rt587o&id=15478342

Possuindo os termos mais diretos para o tema em questão, o seu site tem mais chances de ficar bem ranqueado nas buscas. Além do mais, a URL com poucos e bons termos dá uma sensação de navegação segura para o usuário e ajuda também na usabilidade, pois assim fica mais fácil de memorizar.

 

Viu como é simples? Ao ajustar esse pequeno detalhe, você pode notar uma grande diferença no tráfego gerado para o seu site.

 


Postado em:

Joomla, SEO
Comentários