Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

Instalação PrestaShop: como começar uma loja virtual

Escrito por Eduarda Delavy

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Share Button

 

Instalação PrestaShop

 

A PrestaShop é uma plataforma gratuita de comércio eletrônico para você criar e gerenciar uma loja virtual. A plataforma é completa, dinâmica e possui funcionalidades simples para ajudar você independente do tamanho do seu e-commerce.

A Prestashop se destaca por oferecer uma forma fácil para construir uma loja virtual, pois existem diversos templates e addons que auxiliam na customização e facilitam alguns processos como, por exemplo, configurar as formas de pagamento – há addons prontos para usar. A plataforma disponibiliza também relatórios de compra, informações de clientes, uma fácil adição de produtos, formas de frete e muito mais.

Venha aprender neste post como realizar a instalação PrestaShop na sua hospedagem.

 

 

No plano de hospedagem da HostGator, a PrestaShop pode ser instalada facilmente através do cPanel com o QuickInstall – que realiza a instalação em poucos minutos, sem que você tenha trabalho com configurações específicas ou transferência de arquivos. Veja como é simples:

 

Como instalar a PrestaShop via QuickInstall

Os servidores da HostGator já estão preparados para receber qualquer instalação PrestaShop. Para realizar a instalação, basta seguir os passos abaixo:

1. Acesse o cPanel de sua hospedagem pelo endereço www.seudominio.com.br/cpanel (substitua seudominio.com.br pelo endereço do seu site) e faça login com seus dados;

2. No cPanel localize a seção Software/Serviços e clique no ícone do QuickInstall;

QuickInstall no cPanel

3. Na página inicial do QuickInstall, selecione a PrestaShop no menu lateral eCommerce Software 

PrestaShop no QuickInstall

4. No momento que você clicar na opção, as informações sobre o sistema aparecem no centro da página. Para prosseguir com a instalação clique em Continue.

5. Após isso, preencha os campos do formulário abaixo:

Instalação PrestaShop

A) No campo Application URL: Na lista de domínios disponíveis em sua hospedagem, selecione em qual você deseja fazer a instalação PrestaShop ;
B) No campo após a barra: Com esta opção você pode criar ou informar um diretório onde deseja instalar o sistema. Importante: Se quiser que ele seja acessível a partir de seu domínio principal (seudominio.com.br, por exemplo), deixe em branco o campo após o seu domínio. Caso deseje instalar em um subdiretório, informe o nome logo após a barra, por exemplo ‘loja’, assim a PrestaShop será instalada em seudominio.com.br/loja;
C) A opção Enable Auto Upgrades: é um grande diferencial, pois com esta opção ativa as atualizações do sistema serão feitas automaticamente e sem preocupações, caso não deseje manter essas atualizações de forma automática – basta desabilitar a opção;
D) Admin Email: informe o e-mail do usuário para administração da PrestaShop;
E) Blog Title: insira o nome da sua loja;
F) Admin User: informe o nome de usuário para acessar a PrestaShop;
As opções First Name (G) e Last Name (H): são para informar o primeiro nome e sobrenome do administrador;

6. Com todos os campos acima preenchidos, clique em Install Now;

7. Após a finalização do processo, você poderá visualizar o endereço de acesso ao painel administrativo (Admin section), o login (Username) e a senha gerada (Password). Estes dados também serão enviados ao e-mail informado na instalação.

Finalizando Instalação PrestaShop

8. Parabéns,  a PrestaShop foi instalada com sucesso!

 

Como alterar a PrestaShop de Inglês para Português

A instalação PrestaShop é feita por padrão em inglês, mas você pode optar por utilizar a versão em português. A alteração de linguagem funciona de uma forma diferente, é preciso primeiro adicionar o idioma desejado para depois alterar no painel. Siga os passos abaixo para realizar essa alteração:

1. Acesse o Painel Administrativo da PrestaShop no link Admin section no final da instalação. Os dados de acesso estão logo abaixo do link e também foram encaminhados ao e-mail que você informou na instalação;

2. No menu lateral esquerdo, localize a seção Localization > Translations. Procure na seção Add/Update a Language a língua Português BR (Portuguese), para adicionar o idioma desejado, e clique em Add or update a language

Traduzindo PrestaShop

3. Também no menu lateral esquerdo, localize a opção Administration > Employees > Edit;

Traduzir idioma PrestaShop

Ao abrir a página altere a opção Language para português e salve clicando no botão Save no canto inferior direito.

Traduzir idioma PrestaShop

4. Agora o seu painel administrativo da PrestaShop está em Português!

 

Ao acessar pela primeira vez o painel administrativo ficará disponível um pequeno tutorial (Take a tour: get started with PrestaShop), recomendamos que altere primeiro o idioma para você aproveitar melhor esse tutorial, nele há um passo a passo que ensina como personalizar a loja, trocar o tema, adicionar produtos, configurar o pagamento e até mesmo ajustar as opções de frete. Os primeiros passos que você precisa conhecer para montar a sua loja virtual na PrestaShop.

Tour PrestaShop

Tour PrestaShop

 

Você pode encontrar mais dicas e tutoriais no fórum da PrestaShop em português.

 

A instalação PrestaShop é mesmo rápida e fácil, né? Com a plataforma você pode administrar a sua loja virtual tranquilamente oferecendo bons produtos e serviços para o seus clientes. Boas vendas!


Eduarda Delavy

Sobre Eduarda Delavy

Estudante de Comunicação Social e Mídia Eletrônica. Atualmente cria conteúdos para o blog e redes sociais da HostGator Brasil.

Postado em:

E-Commerce, Primeiros passos, QuickInstall
Comentários