Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

Fontes web: Saiba como escolher a fonte certa para seu site

Escrito por Thayse Stein

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Share Button

Fontes web: Saiba como escolher a fonte certa para seu site - HostGator

Escolher as fontes para compor um site é uma das tarefas mais importantes para valorizar seu conteúdo. Muitas vezes, experimentamos uma sensação de desconforto ao olharmos um determinado layout e não sabemos explicar o que causa isso… Já parou para pensar que pode ser a fonte usada? Ainda mais quando falamos dos mais diversos aparelhos eletrônicos que usamos para acessar um site: celulares, tablets, notebooks, desktops.

As fontes web precisam ser legíveis e acessíveis a todos, não importa o meio de acesso. É bom ressaltar que não estamos falando só o tipo, mas a combinação e harmonia, as cores, o estilo, o efeito. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem ajudar você a fazer as melhores escolhas de fontes para seu site:

Estilos e usos

Existem duas famílias básicas de fontes: as com serifa e as sem serifa.

As fontes serifadas recebem pequenas marcações em suas bases, são tracinhos para dar um efeito decorativo. Fontes nesse estilo costumam ser mais elegantes, têm um aspecto clássico e tradicional. São mais indicadas para sites que querem inspirar confiança e tradição, como empresas com soluções corporativas, sites de advocacia, engenharia ou na área de saúde.

Já as fontes que não possuem serifa, são normalmente fontes mais “limpas” e com aspecto minimalista. São mais fáceis de ler – principalmente em dispositivos móveis – e altamente recomendadas para blocos de texto. Elas são neutras, mas de certa maneira transmitem modernidade, fluidez e jovialidade.

Se você possui um site voltado para arte, gastronomia, decoração, por exemplo, vale a pena experimentar uma fonte fantasia (fontes mais descontraídas, manuscritas, com efeitos diversos) que tenham a ver com sua proposta, mas use poucas vezes e em locais estratégicos.

 

Tamanhos e cores adequadas

É importante ficar atento ao tamanho das fontes utilizadas. Para textos de site, a fonte nunca deve ter menos do que 12px, e os títulos, subtítulos, menus e submenus devem respeitar uma hierarquia, obedecendo a ordem da disposição das coisas mais relevantes. Por mais descontraída que seja sua proposta, evite fazer um carnaval. Atenha-se a uma paleta de cores fixa e verifique sempre a questão do contraste: coloque textos sob fundos que permitam a leitura sem dificuldades e obstáculos (como por exemplo: padrões, texturas e background muito enfeitados). Textos claros com fundo preto costumam causar desconforto e devem ser evitados. Pense sempre na harmonia do todo, considere todos os elementos e suas devidas funções na composição final.

 

Menos é mais

A máxima do minimalismo pode ajudar a deixar seu site mais interessante e com o conteúdo destacado. Existe uma tendência que vem se destacando na web de sites com poucas opções de fontes (entre duas ou três, no máximo), mais organizados, mais limpos, com áreas de respiro estratégicas, que valorizem cada espaço do layout, e claro, responsivos. Você pode ter uma identidade visual forte e diferente, mas na maior parte do site, deve priorizar pela acessibilidade e bem-estar dos usuários. Como vimos no começo deste post, as fontes informam, elas também fazem parte da composição do conteúdo e os estilos, tamanhos e cores podem dizer muito sobre a sua proposta. Assim, procure passar a maior clareza e precisão possíveis, usando menos recursos.

 

Esperamos que o post tenha ajudado 🙂 Compartilhe suas ideias conosco sobre o assunto!



Thayse Stein

Sobre Thayse Stein

Profissional de comunicação, com formação em Jornalismo e formação em andamento em Design de Moda. Atualmente, atua como Analista de Mídias Sociais na HostGator.

Postado em:

Design, Dicas
Comentários