Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

Dicas para criar senhas seguras

Escrito por Vanessa Fetter

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Share Button

Atualizado em 18/01/2017 – Por: HostGator Brasil

Não é nada agradável ter que memorizar dezenas de senhas para os diversos serviços eletrônicos que utilizamos no dia a dia. É senha de acesso ao e-mail, senha para uso da conta bancária, redes sociais, senha para acessar o painel de controle de sua hospedagem de site. Enfim, uma infinidade de números, letras e símbolos que precisamos memorizar.

Por mais incômodo que seja, a senha é uma das formas mais seguras de proteger os dados no ambiente eletrônico. Mas é necessário cuidado: afinal, qual a utilidade das senhas se elas podem ser facilmente descobertas ou se você tem dificuldades para decorá-las?

Neste post apresentamos algumas dicas que podem auxiliar você a criar senhas seguras. Venhal conferir.

 A melhor estrutura para senhas

Hoje, quando nos cadastramos em algum serviço, somos orientados a utilizar um número mínimo de caracteres. Muitos mecanismos, inclusive, não aceitam senhas com menos de 8 caracteres. Além do comprimento, a inserção de caracteres maiúsculos e minúsculos, números e símbolos são constantemente recomendados, pois permitem o aumento de a segurança da senha.

De forma simplificada, senhas seguras devem conter a seguinte estrutura:

  1. Mínimo de 8 caracteres;
  2. Uso de pelo menos duas letras maiúsculas;
  3. Uso de pelo menos uma letra minúscula;
  4. Uso de pelo menos um número;
  5. Uso de pelo menos dois símbolos.

Também é importante evitar:

  1. Senhas relacionadas à vida pessoal (como datas de aniversário, nomes de parentes ou animais de estimação);
  2. Senhas baseadas em sequências (como 1234 etc);
  3. Senhas parecidas com as anteriores;
  4. Coisas relacionadas ao seus gostos (como esportes, música etc)

Lembrando: se é necessário manter uma cópia da senha, cuide para deixar em um lugar seguro. Tome cuidado, com certeza um post it pendurado no computador ou no seu ambiente de trabalho não é o lugar mais seguro para guardar suas senhas.

Dicas práticas para criar

Encontramos uma maneira bem interessante para exemplificar o uso de todas as dicas para deixar a senha segura, consegue reconhecer?

dicas de senhas seguras

Para chegar a este resultado é simples: basta utilizar um método de escrita definido como Leet – que utiliza várias combinações de caracteres ASCII para substituir as letras do alfabeto latino, uma espécie de criptografia.

Vamos ao passo a passo:

  1. Escolha uma palavra simples ou um nome que tenha no mínimo oito letras. Para ilustrar, escolhemos o nome da empresa: Hostgator;
  2. Troque duas letras por símbolos que parecem semelhantes. Por exemplo, troque “s” por “$” e “a” por “@”, por exemplo – Resultado: ho$tg@tor;
  3. Altere pelo menos uma letra para um número parecido. No caso, optamos pelo troca do segundo “o” da palavra por “0” – Resultado: ho$tg@t0r;
  4. Por fim, inclua duas letras maiúsculas. No caso, a opção ficou com a troca do “h” por “H” e do “g” por “G”. Chegamos à versão final: Ho$tG@t0r.

Outra dica interessante foi apresentada pela McAffe, em um artigo em inglês. No documento a empresa enfatiza a importância de nunca repetir as senhas e dá uma dica interessante: em vez de usar um palavra, utilizar uma frase que seja fácil de lembrar, e que alterne símbolos, números e letras minúsculas e maiúsculas.

Uma segunda opção

Mesmo com todas estas dicas você não conseguiu pensar em como criar senhas seguras? Não se preocupe, você pode utilizar o gerador automático de senhas da HostGator.

Cada vez que você clica no botão azul uma nova senha é disponibilizada. Você pode escolher o tamanho dela apenas deslizando o botão para os lados. Mais prático, não é mesmo?

Então, vai esperar mais para criar senhas seguras?



Vanessa Fetter

Sobre Vanessa Fetter

Profissional de comunicação e marketing, com formação em jornalismo e especialização em Mídias sociais. Atualmente atua como Coordenadora de Comunicação na HostGator, onde é responsável pelas áreas de produção de conteúdo e mídias sociais.

Postado em:

Segurança
Comentários