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Como preparar sua loja virtual para a Black Friday

Escrito por Eduarda Delavy

segunda-feira, 07 de novembro de 2016

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Como preparar sua loja virtual para a Black Friday - HostGator Brasil

 

Só tem uma promoção no ano que é tão conhecida por seus grandes descontos, filas de consumidores nas lojas e que dura apenas 24 horas – A Black Friday. E ela está chegando! A promoção de Black Friday é tradição nos Estados Unidos e acontece sempre na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, ela se tornou popular aqui no Brasil nos últimos anos e as lojas virtuais tem apostado muito nessa data para aumentar as vendas. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para a sua loja virtual bombar na Black Friday deste ano. Venha conferir!

 

 

A comunicação visual faz a diferença

Ter uma comunicação específica para a promoção em seu site é um dos principais fatores, pois você precisa mostrar ao seu cliente que a loja está participando da Black Friday também. A melhor maneira de transmitir isso ao visitante do seu site é preparando o layout com banners especiais e temáticos para a Black Friday, além de destacar a porcentagem de desconto que você está oferecendo.

Customize o site, acrescente banners e selos nos produtos que estão participando da promoção. Procure utilizar a mesma comunicação visual e cores do site para as redes sociais também, assim os clientes que acompanham a sua página saberão que você está participando da Black Friday e irão visitar o seu site para conferir os descontos.

 

Pense com cuidado nos preços

Ofereça bons descontos para os seus clientes mas sem correr o risco de ter mais prejuízos do que lucros na Black Friday, por isso analise o valor mínimo que você pode colocar em seus produtos estudando o custo de cada um. Cuide para não vendê-los abaixo da margem.

Você pode aproveitar essa data para movimentar o seu estoque e vender aqueles produtos que estão parados, ou então aproveitar para surpreender os seus clientes baixando o preço dos produtos mais vendidos.
Aposte na transparência e ofereça descontos verdadeiros – você pode fidelizar clientes com isso.

 

Atenção dobrada com o estoque e entrega

Um dia de promoção tão importante quanto a Black Friday precisa que você tenha uma atenção maior com o estoque, então analise com antecedência para decidir quais produtos entrarão ou não na promoção. Prepare seu estoque com abundância para suprir o volume de vendas maior nesse dia e mantenha seu site sempre atualizado quando acabar algumas opções de produtos.

O controle preciso do estoque aliado à entrega rápida será um essencial para você se destacar nessa Black Friday. Para isso dê destaque às informações de prazo de entrega e política de devolução da sua loja. A melhor opção é ter os produtos à pronta entrega para surpreender o seu cliente com a entrega rápida do que ele comprou. Uma opção é adiantar alguns processos, como a proteção nos produtos frágeis, para agilizar o envio dos produtos.

 

Treine sua equipe de atendimento

Na Black Friday é comum aumentar o número de visitas nas lojas e com isso os consumidores vão procurar tirar dúvidas sobre os produtos antes de adquirir, dessa forma é importante organizar o seu site com todas as informações sobre a promoção, deixe também a sua equipe de atendimento preparada com os mínimos detalhes e conhecendo as condições de desconto para atender os clientes. Um ótimo diferencial é oferecer atendimento nas redes sociais também deixando seu cliente mais à vontade para tirar dúvidas no inbox.

 

Cuidado com o aumento de visitas no site

Os preparativos para a Black Friday vão além do seu estoque e visual do site, você deve se preocupar com a plataforma e hospedagem que utiliza em sua loja virtual, pois é muito comum ter o volume de acessos simultâneos intensificado pela maior visitação durante o dia de promoção. Você precisa que sua loja suporte todo esse tráfego e para isso é importante analisar se o tipo de hospedagem que você utiliza é capaz de aguentar pelo menos o dobro do tráfego que a promoção pode trazer.

Se você acredita que sua plataforma suporta a demanda, sempre é bom pensar em ações para otimizar o seu site e garantir a melhor experiência ao cliente. Essa é uma boa hora para diminuir o caminho de compra de algumas páginas para chegar mais rápido ao carrinho. Teste o seu site refazendo todos os passos que um cliente levaria até finalizar a compra, e procure melhorar essa jornada.

 

Anuncie

Tudo pronto e organizado? Agora é a melhor parte: divulgar. E para isso você têm diversas opções como: enviar e-mail marketing na noite de quinta à sua base de clientes, por exemplo. Crie segmentações de pessoas que já demonstraram interesse em determinada categoria de produtos para você ter um melhor aproveitamento. Você pode optar por enviar o tráfego de anúncios diretamente para uma Landing Page durante a Black Friday – o que é mais recomendado. Além disso você pode aproveitar as redes sociais, os parceiros e anúncios de mídias pagas para divulgar sua promoção. Aderir a essas estratégias de marketing garante mais visibilidade para sua loja e proporciona ótimos resultados durante a Black Friday.

 

Mas e depois?

Hora de descansar? Não mesmo. Essa é hora de avaliar os resultados e aprimorar ações para as promoções de Natal – que chegam no próximo mês.

Reabasteça seu estoque, ajuste o site para o layout padrão, ajuste suas redes sociais – faça o processo inverso. Também é hora de fazer um levantamento dos produtos mais vendidos e comparar como o que você planejou, assim pode ter uma nova estratégia de vendas para o Natal. Veja como foi o faturamento e eventuais problemas que surgiram para aprimorar, pois logo começa tudo de novo.

Com essas dicas, muita atenção aos detalhes e organização você tem a receita pronta para aproveitar ao máximo a Black Friday e ver sua loja virtual decolar. Boas vendas!


Eduarda Delavy

Sobre Eduarda Delavy

Estudante de Comunicação Social e Mídia Eletrônica. Atualmente cria conteúdos para o blog e redes sociais da HostGator Brasil.

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