Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

Como Gerenciar os seus Backups

Escrito por Kleber Vieira

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Share Button

Atualizado em 13/05/2014 – Por: HostGator Brasil
Saiba como gerenciar seus backups

Já fez o backup do seu site? Se a resposta é não, preste atenção neste post. Fundamental para garantir a segurança e a integridade do seu site, a recomendação de fazer backup completo do site é uma daquelas dicas fundamentais de segurança que muitos usuários esquecem de priorizar. 

A boa notícia é que o cPanel disponibiliza de forma extremamente fácil uma ferramenta muito útil – que muitas vezes só é lembrada quando algum imprevisto acontece.

 

 

Como fazer o backup do seu site via cPanel

Fazer um backup via cPanel é extremamente simples. Com apenas alguns cliques é possível fazer uma cópia de toda a sua base de arquivos.

O sistema permite que você faça o download (para o seu computador) de um arquivo zipado de todo o seu site, incluindo seu diretório pessoal, banco de dados, configuração de remetentes de e-mail, além de configurações de filtros de e-mail. Há a opção, também, de realizar o backup parcial do site.

Abaixo, o passo a passo básico para realizar o backup via cPanel:

    1. Faça login no cPanel;
    2. Na aba Arquivos, clique na opção Backups;
    3. Na página que abre, opte pelo backup completo ou backup parcial da conta;
    4. Se optar por gerar um backup completo, clique no botão Fazer Download ou Gerar Backup de Website Completo;

backup do site via cPanel

    1. Na nova página, defina:
      • Destino de Backup: local para armazenamento do backup, que pode ser Diretório Pessoal, Servidor FTP Remoto, Servidor FTP (transferência de modo passivo) ou Cópia Segura (SCP).
      • Endereço de e-mail: neste campo você pode informar o endereço de envio da notificação de conclusão do backup, ou pode optar por não receber a notificação.
    2. Clique em Gerar Backup;

  gerar backup completo do site

 

  1. O backup será gerado automaticamente pelo servidor. O processo pode levar alguns minutos, dependendo do tamanho do site;
  2. Para visualizar o backup gerado, clique uma vez no nome do arquivo gerado. O download será iniciado.

Importante lembrar que nos planos compartilhados e de revenda existe uma limitação: para gerar o backup diretamente via cPanel, as contam não devem ter mais de 4GB. Caso o site ultrapasse este tamanho, basta solicitar o backup para nossa equipe via ticket. Para fazer isso, envie e-mail para suporte@hostgator.com.br.
Se preferir, você pode optar por realizar o backup parcial, basta selecionar a opção desejada em Backups Parciais, conforme imagem abaixo.

A ferramenta permite gerar backup de diretório pessoal, banco de dados MySQL, remetentes e filtros de e-mail. A opção pode ser selecionada no lado esquerdo da tela. A opção para restaurar os arquivos está disponível no lado direito da tela.

backup parcial do site

Dica: se você possui uma conta de hospedagem compartilhada (planos P, M, Business ou Plus) ou de revenda de hospedagem com a HostGator, certifique-se de apagar o arquivo no servidor após baixa-lo em seu computador. Em servidores compartilhados, o armazenamento de backups não é permitido, já que gera um alto consumo de recursos.

Para servidores dedicados e VPS com cPanel existe a possibilidade de agendar backups, conforme você pode conferir na FAQ da HostGator.

Então, preparado para gerar seus próprios backups? Se tiver outras dúvidas sobre o tema, compartilhe conosco no espaço para comentários.

 


Postado em:

cPanel, Hospedagem de sites, Segurança
Comentários
  • Willer Reis

    Não vi opção para excluir um backup. Como faço isso?

    • Eduarda Delavy

      Olá Willer. Tudo bem? Para excluir um backup depende do local em que você o salvou, pois não há um botão específico para isso. Se você escolheu o padrão (no diretório pessoal), é preciso acessar seu cPanel > Gerenciador de Arquivos. Se possuir maiores dúvidas, procure nosso suporte técnico pelos seguintes canais: https://www.hostgator.com.br/suporte.php Nossa equipe estará apta para te ajudar. Abraço.

  • Pingback: 5 Plugins de Segurança para Wordpress()

  • Luciano

    Poderiam fazer um post ensinando a restaurar o backup?

    • hostgatorbrasil

      Excelente dica, Luciano! Em breve vamos tratar do tema aqui no blog!