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Como criar sites: 5 passos para você garantir sua presença online

Escrito por Vanessa Fetter

quarta-feira, 15 de abril de 2015

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como criar sites: passo a passo

O número de pessoas que acessam diariamente a internet cresce a passos largos. Hoje, além de entretenimento, é comum buscar informações sobre produtos e serviços na web.

Para dar conta dessa nova demanda, garantir sua presença online é essencial. Para isso, um bom começo é ter um site, concorda?

Criar sites não é uma tarefa difícil, mas exige uma boa dose de organização. Se você quer criar um site e tem dúvidas sobre como iniciar, confira as dicas deste post – que resume o processo em 5 passos bem simples.

Vamos a eles?

 

1. Defina um objetivo

Antes de criar seu site (ou realizar qualquer outra ação de marketing digital), é importante saber qual será o papel dele na sua estratégia.

Analise se você quer divulgar sua marca ou negócio, conquistar novos clientes, gerar mais vendas, auxiliar sua equipe comercial. Enfim, os objetivos são seus – e você pode criar um site totalmente alinhado com esse projeto – já que um site institucional provavelmente terá uma estrutura totalmente diferente de um e-commerce, por exemplo.

No post Marketing de Conteúdo: sua empresa está preparada?, abordamos a importância do planejamento e algumas técnicas básicas para você definir seu objetivo e desenvolver sua estratégia online.

 

2. Escolha e registre um domínio

Um bom nome é fundamental para seu site. Afinal, é através desse nome, chamado também de domínio, que os clientes vão encontrar sua empresa na internet. Então, a dica é que você escolha um nome curto, fácil de lembrar e que tenha aderência com o seu negócio ou projeto. Você também pode optar por um site com o nome da sua marca ou negócio.

Além do nome, a escolha da extensão também é importante. Você pode optar por domínios nacionais (.com.br, por exemplo) ou internacionais (.com, .net, entre outros), além de utilizar extensões que tenham afinidade com seu projeto. Para organizações e Ong, por exemplo, opte pelo .org. Para ramos da indústria, pelo .ind, e por aí vai.

Registrar um domínio é bem simples. Você acessa a página de registro de domínio e pesquisa se o nome que escolheu (por exemplo, www.meusite.com.br) está disponível para registro. Se estiver, você pode fazer a aquisição na mesma hora.

Para mais informações sobre domínios, confira o post do nosso blog: Tudo que você precisa saber sobre domínios.

 

3. Crie seu site e publique o resultado

Depois de escolher o domínio, você pode trabalhar na criação do seu site. A HostGator oferece duas opções: você pode contratar um plano de Hospedagem de Sites ou optar por um Criador de Sites.

A escolha vai depender do seu objetivo, e as vantagens de cada um você pode acompanhar logo abaixo:

  • Criador de Sites Weebly: voltado para quem possui pouco ou nenhum conhecimento técnico na área, o Criador de Sites da HostGator permite criar sites facilmente, apenas arrastando e soltando os elementos na página. Com o construtor online você cria e publica diretamente no seu navegador, sem a necessidade de instalação e configuração.
    Além das facilidades na criação e publicação, a manutenção do site também é simples, já que possui integração com diversos sistemas, como Google Analytics, Google Maps, YouTube, principais redes sociais, entre outras ferramentas para divulgação, monitoramento, SEO, entre outras funções importantes para o crescimento de um site.
  • Hospedagem de Sites: ao contratar um plano de hospedagem você tem acesso ao QuickInstall – com o qual você pode instalar rapidamente os CMSs mais populares para publicação e gerenciamento de sites, como WordPress e Joomla, por exemplo.
    Para planos compartilhados (P, M, Business e Plus) você também tem acesso gratuito à versão iniciante do criador de sites Weebly. Para conhecer mais detalhes sobre esta ferramenta, acesse nossa FAQ.
    Caso prefira, você também pode contratar um webdesigner para construir um site totalmente personalizado.

Como você viu, há muitas opções, e a escolha vai depender principalmente do seu orçamento e do tempo que você tem disponível para criar seu site.

Se tiver dúvida sobre a escolha, você sempre pode contar com a ajuda da nossa equipe de suporte. Orientações e dicas não vão faltar!

 

4. Monitore o desempenho do seu site

Para acompanhar o desempenho do seu site, a dica é criar uma conta gratuita no Google Analytics – uma unanimidade quando se trata de monitoramento.

Com ele você pode acompanhar o número de visitantes mensais, a taxa de conversão, a taxa de rejeição, e quais páginas do seu site são mais populares, entre outras informações. Esses números são importantes para que você saiba o que está funcionando e o que precisa de ajustes.

Além do Analytics, você encontra outras opções interessantes no mercado. No seu cPanel, por exemplo, além da integração fácil com o Analytics, você encontra o AWStats – sistema com o qual você pode acompanhar algumas estatísticas bem específicas sobre o desempenho do seu site.

 

5. Direcione tráfego para seu site

Site criado, publicado e métricas configuradas. O trabalho termina por aqui?
A respostas é: NÃO. Agora que seu site está configurado, você precisa levar o máximo possível de tráfego para ele.

Há várias formas de fazer isso, como divulgar nas redes sociais, utilizar as melhores práticas de SEO, investir em links patrocinados (Adwords e Facebook são alguns exemplos). A boa notícia é que você tem vários recursos disponíveis, além da sua criatividade, para utilizar novas estratégias.

Para facilitar essa jornada você encontra dicas adicionais nos e-books:

 

Bom, hora de colocar a mão na massa. Estatísticas mostram que boa parte das pequenas empresas ainda não possuem um site.

Então, se você se encaixa nesse perfil e já configurou seu site, terá uma vantagem competitiva interessante, concorda?



Vanessa Fetter

Sobre Vanessa Fetter

Profissional de comunicação e marketing, com formação em jornalismo e especialização em Mídias sociais. Atualmente atua como Coordenadora de Comunicação na HostGator, onde é responsável pelas áreas de produção de conteúdo e mídias sociais.

Postado em:

Hospedagem de sites, Primeiros passos
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