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Manual do Blog: Como construir personas e engajar o seu público

Escrito por Eduarda Delavy

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

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Manual do Blog - Contruir Personas - HostGator Brasil

Agora que você já tem tudo preparado para o seu blog – registrou o domínio, encontrou uma hospedagem e tem o layout definido, é hora de pensar em seu leitor, os assuntos que você irá produzir e o quanto é importante ter ele envolvido com o seu blog. Para isso, preparamos algumas dicas para você construir personas e manter o seu público engajado. Venha conferir!

 

 

Idealizando o leitor do seu blog

O processo de definição de público está interligado com a criação de conteúdo do seu blog, pois esse público será formado por aquelas pessoas que se identificam com o que você produz. Dessa forma, o público é moldado conforme você cria assuntos que interessam.
É preciso ter em mente quem você quer que seja o seu leitor e comece a construir um perfil que o define – o que chamamos de construir personas.
Personas são representações fictícias do seu público-alvo e auxiliam você à tomar decisões, isso ajudará e acompanhará você por todo o caminho do blog.

A construção desse perfil constitui em reunir informações demográficas e sobre comportamento do seu leitor, como por exemplo: local onde mora, idade, interesses e outros. É comum finalizar essa análise e encontrar mais de um perfil de persona, já que não é preciso limitar-se à uma única descrição para não restringir muito o seu público – mas também não exagere para não perder o foco.
A criação de personas permite que você tenha conhecimento e controle de quem acompanha o seu conteúdo, veja como fazer esse perfil.

Construindo Personas

Há inúmeros métodos para a construir personas e todos consistem em responder algumas perguntas. Transferindo para o ambiente de um blog, podemos customizar essas perguntas e chegamos em algo semelhante à isso:

  • Qual é a idade o seu leitor?
  • Quais assuntos o interessam?
  • Quais são suas expectativas?
  • Ele possui preocupações?
  • Quais são os seus hobbies e paixões?
  • Que tipo de post ele gostaria de ler?
  • Que tipo de informação ele busca em outros blogs?
  • Quais livros ele gosta de ler?
  • Quais são seus objetivos?
  • Quais são suas habilidades?
  • O que ele não gosta de fazer?
  • Quais assuntos ele não gosta?

E muitas outras perguntas que você pode ir adicionando. Liste vários exemplos de conteúdos que interessariam o seu leitor e após finalizar comece a respondê-las.

A última parte desse processo para construir personas é completar a seguinte ficha:

  • Nome (fictício):
  • Alguma imagem que ilustre sua persona:
  • Idade:
  • Sexo:
  • Trabalho:
  • Nível de estudo:
  • Desejos:
  • Medos:
  • Desafios:
  • Como eu posso ajudar com o meu blog:

 

 

É claro que no dia a dia do blog nos deparamos com um público que não esperávamos encontrar, e para conhecer o seu leitor real você pode observar melhor os feedbacks que recebe, analisar qual é o post mais comentado, o que seu leitor costuma comentar, qual post teve mais compartilhamentos.. e por ai vai. Uma ótima opção para conhecer quem acompanha o seu blog é fazer uma pesquisa de público com um formulário do Google Docs, por exemplo. Lembre-se de deixar a pesquisa simples e rápida para receber bastante respostas.

Outra opção é utilizar o Google Analytics, com ele você tem métricas reais e confiáveis para entender como os usuários se comportam no seu blog e descobrir de onde eles vieram. Você pode também conhecer as suas maiores fontes de tráfego para ajudar em metas de crescimento e para te dar um conhecimento mais aprofundado para rever sua estratégia de divulgação e criação de conteúdo.

Essas duas práticas ajudam a moldar toda a sua trajetória com o blog e auxiliam você na hora de tomar decisões ao produzir os conteúdos, além de proporcionar que você envie a mensagem certa para a pessoa certa. Conforme você vai imaginando seu leitor ideal e comparando com o seu leitor real, o processo para construir a identidade do seu blog se torna mais simples e o tão sonhado engajamento com o público será alcançado.

Mas o que é engajamento com o público?

O engajamento, no ambiente de um blog, define o nível de envolvimento e interação que você alcança com o seu público, podemos dizer que o engajamento é o relacionamento entre você e seus leitores.
Ao estabelecer uma conexão mais íntima você cria uma afinidade com o público, dessa forma, o engajamento trata-se de encantar pessoas a fim de que elas produzam uma ação – seja ela comentar em seus posts, compartilhar nas redes sociais ou se inscrever no seu blog para acompanhar as novidades.

Resumindo: o engajamento é resultado do seu trabalho como criador de conteúdo e esse é um fator essencial para um blog, pois é envolvendo e inspirando as pessoas que você as estimula à compartilhar ou curtir o que você produz.

Com o seu público bem definido após construir personas e analisar seu leitor real, a criação de conteúdos está a todo vapor, não é mesmo? Agora você deve se preocupar em conquistar cada vez mais novos seguidores. Mais do que isso: o que você quer de fato é que o seu blog tenha sucesso com pessoas que se identificam com o conteúdo que você produz e que queiram receber novidades – você quer leitores engajados! Não é mesmo? Para manter o engajamento sempre em alta utilize alternativas como a construção de listas de e-mail para envio de newsletter.

Uma solução: Lista de e-mails

Sabe aquele campo para informar o seu e-mail e receber os conteúdos em primeira mão que você vê na maioria dos blog? Então, ele é um ótimo aliado para você construir uma lista de e-mails de quem costuma visitar o blog. Criar essa lista é uma solução para aproximar o seu leitor e contar as novidades que você preparou.
Essa tem o principal objetivo de disponibilizar uma newsletter periódica com alguns informativos sobre o seu conteúdo. Além disso, a newsletter permite que você produza um conteúdo exclusivo ou complementar somente para quem assina – não é uma ótima ideia?!

Sem falar que na porcentagem de visualização, uma newsletter costuma ser mais visualizada que uma divulgação no Facebook, por exemplo, pois quem disponibiliza o próprio e-mail está realmente interessado em receber o seu conteúdo – sem contar que o Facebook possui um certo filtro e as suas publicações não aparecem no feed de todos os seus seguidores, lembra?

Tenha em mente algumas preocupações ao criar sua newsletter: pense em um layout agradável e simples, com conteúdo ‘escaneável’ para ter o máximo de aproveitamento, um título bacana que desperte o interesse de abrir o e-mail e, é claro, crie algo que faça valer a pena a assinatura.
Lembre-se também de adaptar o layout do seu blog para que o campo de assinatura seja visível – para que sua lista de e-mails nunca pare de crescer!

Depois de receber algumas dicas para construir personas e ter seus leitores engajados, o processo de criação de conteúdo se torna mais fácil. Agora você está preparado para ver o seu blog decolar! Boa sorte.


Eduarda Delavy

Sobre Eduarda Delavy

Estudante de Comunicação Social e Mídia Eletrônica. Atualmente cria conteúdos para o blog e redes sociais da HostGator Brasil.

Postado em:

Dicas, Marketing Digital, Mídias sociais
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