Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

Como configurar o WordPress: 5 coisas que você deve fazer depois da instalação

Escrito por Vanessa Fetter

terça-feira, 03 de fevereiro de 2015

Share Button

Atualizado em 04/01/2017 – Por: HostGator Brasil

Instalei o WordPress no meu plano de hospedagem mas e agora? O que devo fazer? Quais são os próximos passos para ter um site que realmente seja visível na web? Estas são dúvidas comuns de quem acaba de instalar o CMS e não sabe por onde começar a configurar.

Se você também tem dúvidas sobre como configurar o WordPress, confira a checklist abaixo – que traz algumas dicas e configurações básicas que vão fazer toda a diferença nesta primeira etapa de publicação do seu site ou blog. 

 

 

1. Defina a aparência

Bom, conteúdo é muito importante, mas você não pode esquecer que o layout de um site também é essencial. Por isso, definir o tema é um processo fundamental, e é um dos primeiros passos do Check list WordPress para viabilizar seu projeto online.

Nesta etapa, é natural testar vários temas antes de escolher que melhor se adequa ao perfil do seu site ou blog. Então, aproveite o processo: afinal, ele que vai definir o layout que você vai apresentar aos seus leitores.

A instalação padrão do WordPress disponibiliza alguns temas padrão, que você encontra no painel de administração, no menu Aparência > Temas. Você pode alternar entre os disponíveis, buscar novos disponibilizados no acervo de temas do WordPress, ou então fazer o upload de um tema que você adquiriu e/ou customizou.

Para buscar novas opções de temas (além daqueles mostrados na página inicial) vá até o menu Aparência > Temas e clique no botão Adicionar novo. Na página que abre, faça a busca utilizando os filtros disponíveis ou faça o upload de um tema.

Como alterar tema no WordPress

Dica: se você tem algum conhecimento em HTML e CSS você pode até modificar um tema existente, ou criar um do zero.

 

2. Altere o título e a descrição

Você não precisa deixar aquela frase padrão Só mais um site WordPress visível para quem visita seu site. Afinal, é um ótimo local para descrever o objetivo do seu blog.

Fazer a alteração é fácil. No Painel de Administração do WordPress, acesse Configurações > Geral, e altere as informações como Título do Site e Descrição. A famosa frase vai desaparecer, e você terá uma descrição que realmente fala com seu público! 😉

Quer ver a diferença na prática? Confira as imagens abaixo. Na primeira, a versão com Só mais um site WordPress, e sem alterações na descrição:

Resultado busca - sem alterar descrição

A versão atualizada traz mais informações sobre o blog, e o que você pode esperar deste canal de comunicação.

Resultado da busca por Blog HostGator

 

3. Defina uma estrutura de links permanentes

Se você procurou informações sobre SEO, com certeza já ouvir o termo URL amigável. O nome pode ser complexo, mas configurar uma estrutura de links permanentes que seja amigável para os leitores (e também para os buscadores, como Google, Bing e Yahoo, por exemplo) é simples.

Basta acessar a aba Configurações e selecionar Links Permanentes. Em Configurações Comuns, selecione entre as alternativas disponibilizadas pelo CMS.

Como configurar links permanentes no WordPress

Mantendo a estrutura configurada como padrão pelo CMS, o blog da HostGator teria a seguinte estrutura de links permanentes: http://blog.hostgator.com.br/?p=123.

Não é muito amigável, concorda? Como opção para nossos links, escolhemos a estrutura Nome do post, deixando nossos links com a seguinte estrutura: http://blog.hostgator.com.br/post-exemplo/.

Dica: escolha a estrutura que fizer mais sentido dentro da realidade do seu site ou blog.

 

 

4. Configure as opções de leitura

O que deve aparecer na página inicial do seu site? Se você está construindo um site, faz sentido habilitar a opção de mostrar uma página estática, por exemplo. Já no caso de um blog, você pode preferir que os usuários visualizem seus posts mais recentes.

Você também pode definir quantos posts vai mostrar em cada página, se prefere mostrar um resumo ou texto completo de seus artigos.

Todas estas configurações você pode fazer facilmente no painel de administração do WordPress. Para selecionar as opções, acesse o menu Configurações > Leitura.

Configurações de leitura no WordPress

 

5. Defina os plug-ins que vai habilitar/utilizar

Plug-ins são essenciais para otimizar o funcionamento de um blog, mas devem ser utilizados com cuidado, pois podem gerar alto consumo de recursos. Dê preferência para plug-ins do acervo do WordPress, e selecione apenas aqueles que são essenciais para o funcionamento do seu site. Abaixo, uma lista de plug-ins indispensáveis:

  • Cache: eles auxiliam no carregamento do seu site, pois criam páginas estáticas, reduzindo o consumo de recursos do servidor. Recomendamos o WP Super Cache (configurado como padrão, se instalou o WordPress via QuickInstall) ou o W3 Total Cache, se utiliza recursos avançados como Minify ou integração CDN.
  • Anti-spam: no arsenal de combate ao spam, todo o auxílio é bem-vindo. Para um site em WordPress, o ideal é utilizar um plug-in de captcha como o CaptchaCode, por exemplo, associado ao Askimet – específico para evitar spam em comentários. O CaptchaCode está disponível no acervo do WordPress, e o Askimet é instalado como padrão no WordPress, sendo necessário apenas ativar e configurar.
  • Plugin de SEO: existem centenas de plug-ins com este nobre (e essencial) objetivo. No nosso blog, utilizamos o WordPress SEO by Yoast (nossa FAQ traz alguns detalhes), considerado um dos mais completos do mercado.

A instalação/ativação de plug-ins pode ser realizada na área administrativa do WordPress, no menu Plugins. O número de plug-ins voltados para diferentes áreas é vasto. Informe-se e utilize aqueles que poderão elevar o potencial do seu site ou blog.

 

Então, preparado para colocar seu site WordPress no ar? Teste nossas dicas sobre como configurar o WordPress e depois comente: elas foram úteis para você?

Lembrando: se precisa de ajudar para acelerar a publicação do seu site WordPress, conheça o JumpStart – serviço que oferece atendimento personalizado para a rápida publicação do site WordPress, guiando você pelas etapas de criação de e-mail e banco de dados, instalação do WordPress em português, além de acompanhar você pela criação as primeiras páginas e/ou posts.



Vanessa Fetter

Sobre Vanessa Fetter

Profissional de comunicação e marketing, com formação em jornalismo e especialização em Mídias sociais. Atualmente atua como Coordenadora de Comunicação na HostGator, onde é responsável pelas áreas de produção de conteúdo e mídias sociais.

Postado em:

Primeiros passos, Wordpress
Comentários
  • Alexandre Kucarcz Cordeiro

    Como eu faço para alterar a descrição que aparece no Google. Aquela que fica abaixo do título, que no seu exemplo diz: “Quer saber mais sobre o universo da Hospedagem de Sites? Confira as dicas do blog…” ???

    • hostgatorbrasil

      Olá Alexandre, tudo bem? Para fazer essa alteração acesse: Configurações > Geral, e altere as informações como Título do Site e Descrição. Qualquer dúvida, nos chame 🙂

  • hostgatorbrasil

    Olá Luís, tudo bem? Para te ajudarmos da melhor maneira, por gentileza, entre em contato com a nossa equipe técnica avançada através do seguinte canal: https://goo.gl/UeHvsV Obrigado

  • LojaOBS

    como faco pra desabilitar a atualziacao automatica do wordpress..

    eu instalei ele atraves quickinstall de voces..

    • hostgatorbrasil

      Olá, tudo bem? Por gentileza, entre em contato com o nosso suporte técnico pelos seguintes canais de atendimento, para que nossa equipe possa sanar sua dúvida de forma adequada, goo.gl/M1U9Lf Obrigado pelo contato 🙂

  • vinicius tozaki

    Eu gostaria de uma indicação para aprender trabalhar com WordPress.
    Eu sou cliente da HostGator e estou criando meu primeiro site, mas mo weebly não atende minhas necessidades. O WordPress eu não tenho conhecimento nenhum, então gostaria muito de saber como posso me especializar no wordpress? Obrigado.

    • hostgatorbrasil

      Olá Vinicius, tudo bem? Você conhece nosso serviço JumpStart? Ele te ajuda a iniciar suas publicações com o WordPress, veja mais informações no link: https://www.hostgator.com.br/jumpstart/ Qualquer dúvida, entre em contato 🙂

  • Felipe Araujo Machado

    Galera bom dia,
    Peço desculpas por lançar essa duvida, mas realmente estou sem opção!
    Comprei um Tema e fiz a instalação do WP e depois do thema… Até ai tudo ok!

    Porem não consigo entender por que quando acesso o site (www.idroidtec.com.br) caio na parte do site referente a BLOG, tendo em vista que o tema é uma pagina responsiva com recursos bem legais e tal.

    Alguem poderia me dar uma luz quanto a isso? Sera que é a forma em que estão distribuidos os arquivos no servidor public no hostgator?

    Abraço a todos!

    • hostgatorbrasil

      Olá Felipe, tudo bem? Você poderia entrar em contato com o nosso suporte técnico para sanar suas dúvidas, acesse o link: https://goo.gl/AcmwLU Obrigado pelo contato

  • Robson

    Quero um tutorial atual de como instalar o wordpress em um dominio novo porque faz uma semana que estou tentando e nada, sem falar que ninguem resolve o problema nos tickets que eu ja abri

    • hostgatorbrasil

      Boa tarde, Robson! Pode nos informar qual é o seu ticket, para que verifiquemos? 🙂 Obrigado.

  • Carmem Neves

    Estou procurando no blog do hostgator como instalar multisites wordpress. É que eu administro um conjunto de sites que estou migrando para o hostgastor, são de um cliente, e eu tenho meus próprios sites em outra empresa, nos dois casos eu uso multisites, nesses duas empresas eles usam como instalador softaculous, aqui no cpnel do hostgator eu encontrei o quickinstall, entrando nele não tem a opção de instalar multisites. Quero saber como faço, pois sem essa opção, a hospedagem não serve para o meu cliente e nem para mim, que pretendia migrar para o hostgator no final desse ano.

    • hostgatorbrasil

      Olá, Carmem! Tudo bem? Ficamos felizes em saber que você tem interesse em adquirir um plano de hospedagem de sites junto a HostGator Brasil. Pedimos que você esclareça todas as questões técnicas através do nosso suporte pré-vendas, que pode orienta-la melhor e ajuda-la a escolher o melhor plano para as suas necessidades: https://www.hostgator.com.br/chat/ 🙂 Esperamos ter ajudado. Obrigado!

  • ttania

    Bom dia. Estou iniciando meus estudos sobre o WordPress e encontrei esse blog interessante. Estou precisando de uma ajuda com relação a configuração do WordPress. Preciso encontrar uma maneira de criar um perfil de acesso onde o usuário
    possa fazer a manutenção de usuários e posts mas que não não seja
    administrador full do sistema. Poderia me ajudar?

    • hostgatorbrasil

      Bom dia, Tania! Muito obrigado, ficamos felizes em saber que você gostou do nosso blog e das nossas postagens 😉 Vamos ver se você consegue fazer por esse caminho: no seu dashboard, vá em Usuário e busque por algo como “Convidar novo”. Adicione o endereço de e-mail da pessoa que deseja convidar e selecione “Autor” no menu suspenso “Função”. Depois, é só enviar. Esperamos ter ajudado 🙂 Abraço!

      • ttania

        Ok. Vou testar e te dou um retorno. Valeu!

        • ttania

          Parece que não vai atender meu objetivo. Seria alguma coisa mais para a função editor mas pesquisando encontrei plugins que gerenciam permissões tais como role-manager. Só não encontrei para linux que é o meu caso. Sabe onde posso encontrar?
          Obrigada.

          • hostgatorbrasil

            Tania, infelizmente não prestamos suporte técnico especializado aqui no blog e as orientações passadas acima são relacionadas ao WordPress, tema central do post. Se você precisar de ajuda pode consultar nossos serviços disponíveis para os primeiros passos após adquirir uma hospedagem junto ao nosso suporte, através do link: https://www.hostgator.com.br/chat/ 🙂 Obrigado!

  • Leandro Ferreira

    como faço para criar um site sem que ele seja visivel para a internet até eu finalizá-lo?

    • hostgatorbrasil

      Olá, Leandro! Tudo bem? Você está construindo o site pelo WordPress? Já verificou nas configurações se é possível deixá-lo como site privado? Assim, você pode finalizar tudo sem que ninguém veja o andamento. Quando terminar, pode deixar público novamente. Esperamos ter ajudado 🙂

      • Leandro Ferreira

        Tudo bem melhor agora. Sim eu estou aprendendo a construir um site com o Worpress.
        Eu consegui deixa-lo privado utilizando o plugin PRIVATE ONLY.
        Muito Obrigado pela ajuda!!!

        • hostgatorbrasil

          Realmente, Leandro! Para fazer esse procedimento é necessário o uso de um plugin. Que bom que encontrou um que atendesse as suas necessidades. Estamos a disposição, caso precise. Obrigado 🙂

  • Domingos Savio #

    5 minutos? Ficou um tempão para instalar e apesar de afirmar que foi concluido (100%) deu erro. E agora ? Como fico com meu site ? TenhoHospedagem e dominio na hostgator

    • hostgatorbrasil

      Olá, Domingos! Você já conseguiu finalizar a instalação? Se ainda possuir alguma dúvida, pedimos que entre em contato com nosso suporte via ticket para verificar possíveis problemas que possam ter ocorrido. Obrigado!

  • Pingback: 7 razões para criar seu site com WordPress | Poupe Aqui Agora()

  • Pingback: 7 razões para criar seu site com WordPress « Preparando Online()

  • Pingback: 7 razões para criar seu site com WordPress()

  • Craphael

    muito obrigado, sou um usuario da plataforma blogger querendo migrar para wordpress e estou com muitas dúvidas e o blog da hostgator está me ajudando muito !

    Hospedagem e dominio é claro que vai ser na hostgator!

    vlw 😀

    • hostgatorbrasil

      Que bom que nosso material está ajudando. Se tiver sugestões de conteúdos, fique à vontade para compartilhar conosco! =)

  • Pingback: URLs amigáveis no Wordpress()