Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

Backup Online: Por que é importante para a segurança do seu site?

Escrito por Juliana Fragoso

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Share Button

Backup Online - HostGator Brasil

Antes de começar esse post quero fazer uma pergunta: o que você faria se perdesse todos os seus arquivos mais importantes? Então, imagine se isso acontecesse com todos os arquivos do seu site. Pensou bem? Calma, não se desespere. A solução é muito simples: você precisa adicionar a rotina de backup no seu cotidiano. Melhor ainda, se for um backup online do seu site.

Manter uma rotina de backup é necessário na vida de qualquer empreendedor. Então, se você se preocupa com a segurança do seu site, não deixe para pensar nela apenas quando algum imprevisto acontecer.

Continue lendo o post e tenha algumas informações para que você entenda melhor a necessidade de um backup.

O que é backup?

Backup é um termo em inglês que significa cópia de segurança dos seus arquivos e serve para restaurar esses arquivos para o sistema. Ou seja, se você tiver qualquer problema com seu site é possível recuperar seus documentos e arquivos de uma fonte segura.

Exemplificando: abrir um e-mail mal-intencionado, fazer o download de um arquivo com vírus ou realizar algumas modificações incorretas podem resultar na perda de dados importantes do seu site. Mas, caso você tenha um sistema de backup, a tarefa de recuperar os seus arquivos será simples.

Então, não fique por conta do “e se”, a prevenção é o melhor caminho sempre. Infelizmente não existe um Ctrl Z quando um arquivo malicioso se instala, ou quando seu site é hackeado. Por isso é fundamental incluir uma rotina de backup no processo de manutenção do seu site, blog ou loja virtual.

Quando devo fazer o backup?

A periodicidade de criação dos backups depende do seu tipo de trabalho, ou seja, se você tiver uma empresa de maior porte, é interessante fazer os backups diariamente, pois os dados são adicionados e modificados com mais frequência.

Tudo vai depender de quantas atualizações você faz nos seus arquivos, é necessário que você, como dono do seu próprio negócio, avalie o tempo ideal para atualizar suas informações.

Aqui na HostGator mantemos uma rotina semanal de backup de sites hospedados em planos compartilhados (P, M, Business, Plus e Revendas) – que é feita todos os finais de semana. Entram nesta rotina contas de até 20GB de dados, e que possuam até 100 mil inodes (pastas, e-mails, arquivos etc.).

É necessário fazer mais de uma cópia?

Se o repositório escolhido para armazenar o backup for de fácil acesso (seu próprio computador ou um HD externo, por exemplo) e apresente risco de ser corrompido ou perdido, o ideal é fazer mais de uma cópia.

O ideal, no entanto, é fazer um backup online do seu site. Você já conhece as vantagens? Elas são inúmeras, mas podemos citar algumas, como:

  • O arquivo fica na nuvem, portanto você consegue acessá-lo de qualquer computador;
  • Permite que você recupere seus dados instantaneamente, com apenas alguns cliques;
  • Você não precisa se preocupar caso algo aconteça com o seu computador/notebook;
  • E muito mais.

CodeGuard: a forma fácil de fazer Backup Online

Agora que você já sabe o que é um backup e a sua real necessidade, te apresento o CodeGuard, o sistema de backup online que oferecemos na HostGator. O Codeguard permite que seus dados sejam recuperados com facilidade em poucos cliques. Além de contar com outras funcionalidades, entre elas:

  • Realiza backups automáticos de Banco de Dados e arquivos;
  • Possui uma central de monitoramento que avisa quando mudanças não autorizadas são realizadas no site;
  • Funciona com uma proteção extra com a ferramenta MalwareGone;
  • Agendamento de opções de monitoramento e notificações no painel.

Bônus

E para encerrar deixo 3 dicas muito importantes:

  1. Mantenha seus backups organizados. Não adianta você fazer backups diários se não conseguir encontrá-los rapidamente. Separe os arquivos por data ou categoria.
  2. Se você vai armazenar seu backup em um lugar físico (HD externo ou computador), tenha cópias guardadas em mais de um local. Se um dos locais de armazenamento tiver problemas, você tem uma segunda opção.
  3. Invista em um backup online: além da facilidade de gerenciamento e armazenamento você ainda conta com a segurança (não há extravio de informações) e facilidade de acesso.

Crie o hábito de fazer backup, não deixe a segurança do seu site para depois. E aproveite as facilidades que o nosso serviço de backup online oferece!


Juliana Fragoso

Sobre Juliana Fragoso

Formada em Publicidade e Propaganda. Cursando MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Atualmente cria conteúdos para o blog e vídeos tutoriais na HostGator Brasil.

Postado em:

Segurança
Comentários