Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

5 sites para você aprender a programar

Escrito por Eduarda Delavy

quarta-feira, 08 de junho de 2016

Share Button

 

 

A programação – e suas linguagens – não é algo tão distante e difícil como você imagina. Todos temos potencial e oportunidades para dominar essa área da tecnologia. E, agora com a internet, qualquer aprendizado ficou mais acessível e fácil – já que temos diversos sites e uma infinidade de tutoriais explicativos.
Selecionamos 5 sites para você aprender a programar! Essa lista conta com cursos em português e inglês, com conteúdos tanto gratuitos como pagos, para todos os públicos – desde iniciantes até os mais experientes. Venha conferir!

 

Codecademy

A Codecademy é uma instituição educacional com o compromisso de desenvolver a melhor experiência de aprendizado, dessa forma repensam a educação e constroem uma nova forma de ensino: nativa na internet. A Codecademy é o site gratuito mais famoso para aprender a programar desde as noções mais básicas até as avançadas, e conta com uma interface útil e interativa. Além dos cursos bem estruturados, há também materiais em português. Encontre aulas interativas em linguagens como JavaScript, jQuery, PHP, Python, Ruby, HTML, CSS, APIs, entre outros.
Em cada lição você encontra um painel explicativo com instruções necessárias e uma área prática para escrever o código. Caso você cometa alguns erros, ele irá te avisar e fornecer dicas.
Na Codecademy há vários módulos de ensino divididos em apostilas, onde é possível retornar aos estudos de onde parou.

 

Kahn Academy

A Khan Academy possui uma ampla área de ensino como: Matemática, Ciências, Engenharia, Economia, Música e Computação. Possui seções para alunos, pais e professores, possibilitando que você encontre materiais conforme sua necessidade e conteúdos traduzidos para o português.
A área de computação conta com cursos de Programação, Ciência da Computação, Hora do Código e Animação Digital. As aulas da Khan Academy seguem a linha da Codecademy, embora conte com mais vídeos.
A seção de Programação é focada na introdução a linguagens como JavaScript, HTML, CSS e SQL, e parte para opções mais avançadas – como desenvolvimento de jogos, por exemplo.
Se você quiser algo menos focado em linguagens, veja os cursos de Ciência da Computação, com conceitos de criptografia, algoritmos e teoria da informação.
A opção Hora do Código é voltada para quem tem pouco tempo para se dedicar: nela você aprende a criar banco de dados e páginas web, além de conceitos de programação. Tudo em apenas uma hora.
A Khan Academy conta também com laboratórios virtuais, área de projetos e fórum interno.

 

Code Avengers

A Code Avengers é uma ótima ferramenta para desenvolver as habilidades de programação. O site é voltado para iniciantes, possuindo cursos cuidadosamente projetados para o aprender a programar de forma simples e no final de cada lição você encontra um mini jogo. Ele possui uma abordagem de ensino descontraída, tornando o aprendizado mais leve.
O Code Avengers é voltado para programação web (com HTML e CSS) e desenvolvimento de jogos e aplicativos (JavaScript), mas conta também com ensinos de Python, jQuery e noções de Design. Inicialmente ele é gratuito mas para ter acesso a conteúdos mais aprofundados é preciso pagar uma taxa. E, infelizmente, não possui um acervo em português.

 

Code School

Indicada para quem gosta de aprender a programar com os próprios erros e acertos, a Code School é uma ferramenta que ensina programação na prática de uma forma criativa, semelhante a um jogo. Lá você encontrará tutoriais também, mas o foco são os exercícios.
A Code School possui cursos com mais profundidade de conteúdo, então ela deve ser o seu próximo passo após os cursos introdutórios. Possui mais de 50 cursos em inglês que abrangem: Ruby, JavaScript, HTML, CSS, iOS, Git e Banco de Dados. E os cursos estão disponíveis para download em vídeo no seu celular.
Os primeiros cursos são gratuitos, mas para ampliar seu conhecimento é preciso pagar.

 

Code Combat

Já deu para perceber que programação combina muito com jogos, não é mesmo? Mas com Code Combat isso é mais evidente pois você precisa escrever linhas de código para controlar o seu personagem.
Inicialmente o jogo ensina conceitos de JavaScript e Python. E conta um módulo para iniciantes – que ensina conceitos básicos da programação, e outro módulo para programadores mais experientes, onde é possível interagir com outros jogadores – cada um desenvolve o seu próprio código para lutar contra os inimigos.
O Code Combat é open-source e está disponível no GitHub para contribuições.

 

 

Gostou dos sites e cursos que indicamos para você aprender a programar em várias linguagens ou praticar o que já conhece em um jogo divertido? Se você conhece outro site legal, conte para nós!

 


Eduarda Delavy

Sobre Eduarda Delavy

Estudante de Comunicação Social e Mídia Eletrônica. Atualmente cria conteúdos para o blog e redes sociais da HostGator Brasil.

Postado em:

Desenvolvimento, Dicas, Primeiros passos
Comentários
  • Wagner da Silva

    Ótima dica!!!!

  • Ana Mendes

    obrigada pelas dicas

  • http://listcool.blogspot.com/ Walter

    Acho que é melhor aprender assistindo vídeo no youtube ou lendo site da galera que programa na linguagem que a pessoa quer aprender do que ir no code por exp ou qualquer outro site !

  • Ramon Giovane

    Dahora, mas e Java e C, poderia me dizer um bom lugar para estudar? ‘-‘

  • Foxrj

    show muito legal

    • hostgatorbrasil

      Que ótimo que você gostou! Obrigado por nos acompanhar 😀