Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

5 ferramentas que todo SysAdmin precisa conhecer

Escrito por Marco Cristofolini

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Share Button

Ferramentas para trabalho de um SysAdmin

Sua rede está segura, seu site e servidor acessíveis e funcionais, e todos serviços estão em funcionamento? Se a resposta é sim, você deve ter um ótimo SysAdmin (ou um departamento inteiro de TI) mantendo seus serviços online e funcionais.

Administradores de sistemas, profissionais de TI, o cara do TI. São muitas as nomenclaturas para descrever esse profissional, mas todas compartilham de uma mesma vocação: são ótimos na correção de problemas ligados à tecnologia

O SysAdmin é o responsável pela manutenção, configuração e implementação de sistemas, especialmente sistemas multiusuários, como servidores. Uma das principais funções é garantir o uptime (tempo online), o desempenho, além dos recursos e segurança dos servidores que ele administra visando atender as necessidades do usuário.

Para atender essa demanda, um SysAdmin deve instalar, configurar, atu
alizar, automatizar e manter políticas de segurança, além de solucionar eventuais problemas oferecendo suporte técnico.

Para ajudar nesse trabalho muitas ferramentas são utilizadas. Para conhecer algumas, confira a lista abaixo:

 

SysAdmin: ferramentas que garantem agilidade

Assim como em outras profissões, algumas ferramentas ajudam a garantir agilidade nas tarefas do dia-a-dia. Abaixo, listo 5 ferramentas para SysAdmin que você precisa conhecer.

  1. Puppet
    Ferramenta ideal para profissionais que precisam administrar muitos servidores mantendo a mesma configuração em cada um deles. O Puppet facilita muito o trabalho do SysAdmin, pois permite manter a mesma configuração em cada servidor, sem a necessidade de acessar cada um e ajustar.
    Com essa ferramenta é possível centralizar os arquivos de configuração, mantendo todos servidores organizados e com a mesma configuração.
  2. Zabbix
    O Zabbix é uma ferramenta de monitoramento de redes, servidores e serviços. Assim com o Puppet é uma ferramenta essencial para manter a infraestrutura funcional.
  3. MySQL Tuner
    Mysql Tuner é um script em Perl que realiza uma verificação rápida no MySQL do servidor e fornece sugestões para melhorar a performance e estabilidade.
  4. tcpdump
    Sysadmins precisam constantemente analisar pacotes de rede e verificar eventuais problemas nos sistemas. Uma das ferramentas mais conhecidas para fazer essa análise é o tcpdump.
  5. Terminator
    O último, mas também muito importante, é o Terminator. Trata-se de um terminal GNU/Linux que diferente da maioria dos terminais, que possuem abas. O Terminator permite dividir a janela, seja na horizontal ou vertical em diversas partes, facilitando o trabalho sem a necessidade de abrir várias abas. Além disso, o terminal conta com vários plugins super úteis para o dia-a-dia.

E você, já conhece essas ferramentas ou conhece outras para agilizar a vida de um SysAdmin? Quais você indicaria?



Marco Cristofolini

Sobre Marco Cristofolini

Administrador de Sistemas Linux. Atualmente atua como Administrador de Sistemas Linux Nível 3 na Hostgator.

Postado em:

Desenvolvimento, Dicas
Comentários