Snappy

HostGator Blog

Blog oficial da HostGator

5 ferramentas gratuitas para testar a velocidade de carregamento do seu site

Escrito por HostGator Brasil

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Share Button

ferramentas para testar a velocidade do seu site

Com a oferta de internet crescendo diariamente, cada vez mais pessoas estão utilizando a rede para interagir e buscar informações. Ao acessar um site, alguns segundos a mais no tempo de carregamento da página podem ser a diferença entre ganhar e perder um leitor ou cliente. Por isso, é fundamental manter o seu site rodando com o menor tempo de carregamento possível.

Existem diversas técnicas para otimizar sua página e aumentar a velocidade do site, mas hoje vamos falar sobre uma etapa anterior a essa: vamos conhecer algumas ferramentas gratuitas que nos permitem avaliar e medir o tempo de carregamento de um site. Como disse o famoso cientista e filósofo William Thompson (Lord Kelvin), “Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. Então vamos lá!

 

1 – Page Speed Insights, do Google

A ferramenta do Google faz parte do portal para desenvolvedores da empresa e analisa o carregamento do site tanto em desktops quanto em dispositivos móveis. Após submeter a url da página, você receberá uma avaliação baseada nos seguintes critérios:

  • Mobile – Velocidade
  • Mobile – Experiência do usuário
  • Desktop – Velocidade

Em cada uma das seções listadas acima, a página receberá uma nota de classificação, entre 0 e 100, sendo 0 o pior índice e 100 o melhor. Quanto mais próximo de 100, menos itens você terá para corrigir.

Além disso, será realizada uma avaliação detalhada dos problemas encontrados e uma recomendação do que pode ser feito para correção. Da mesma forma, os elementos que estiverem em ordem, serão listados na área de “Aprovado”.

A ferramenta também exibirá uma captura de tela da página em um dispositivo móvel e em um desktop.

Acesse o Page Speed Insights em https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

 

2 – Pingdom Website Speed Test

Nessa ferramenta, além da nota de classificação, você também poderá visualizar em destaque o número de requisições feitas pela página, o tempo total de carregamento e o tamanho total dos arquivos presentes na página.

Logo abaixo deste resumo, você verá um gráfico contendo todas as requisições feitas e o tempo de carregamento individual. Ao pousar o mouse sobre uma das barras de tempo, um balão é exibido, contendo o tempo de duração de cada item no processo, da requisição à resposta, conforme ilustrado na imagem abaixo.

pingdom-speed-test

Acesse a ferramenta Pingdom em http://tools.pingdom.com/fpt/ (em inglês)

 

3 – GT Metrix

A análise do GT Metrix utiliza 27 critérios distintos para gerar sua nota de classificação. Em cada critério é possível visualizar o que precisa ser otimizado (se houver). Assim como na ferramenta Pingdom, também é possível visualizar as requisições individualmente.

Em destaque, você verá o índice de classificação Page Speed, da GT Metrix, e também o índice YSlow, que é uma ferramenta de código aberto para análise de velocidade baseada em regras de performance definidas pelo Yahoo. As notas de classificação são exibidas em percentual (de 0 a 100%).

gtmetrix-speed-test

Acesse a ferramenta GT Metrix em http://gtmetrix.com/ (em inglês)

 

4 – Web Page Test

Esta ferramenta oferece a possibilidade de se escolher o local de origem do teste e também o tipo de navegador. Os testes de velocidade sempre são realizados de um ponto inicial até o local onde se encontra o servidor físico. Sendo assim, o ponto inicial fará diferença no resultado. Por exemplo: se você está acessando um site do Brasil e o servidor está nos Estados Unidos, o tempo de resposta será maior em comparação com um usuário que está nos EUA. Antes de iniciar o teste é possível alterar a localidade de origem, como pode ser visto abaixo.

webpage-speed-test

Após a submissão, o resultado é bem detalhado, incluindo desempenho, conteúdo e domínios (carregamento do conteúdo detalhado por domínio). Oferece também uma visão interessante sobre a compactação do conteúdo e o uso de cache pelo website. Você poderá navegar pelas abas Details (detalhes), Performance Review (análise de desempenho), Content Breakdown (detalhamento de conteúdo), Domains (domínios) e Screen Shot (captura de tela).

Acesse o Web Page Test em http://www.webpagetest.org/

 

5 – Web Page Analizer – de Website Optimization

O Web Page Analyzer foi criado por Andy King, autor do livro Website Optimization, lançado pela O’Reilly em 2008. Assim como as demais ferramentas, ela calcula o tamanho da página, elementos e tempo de carregamento.

O resultado é exibido em tabelas contendo as principais informações sobre o assunto. Ao final da página, há uma área de Analysis and Recommentations (análise e recomendações), na qual itens como HTML, imagens, scripts, entre outros, são comentados com recomendações de melhoria.

Acesse o Web Page Analyzer em http://www.websiteoptimization.com/services/analyze/ (em inglês)

 

Próximos passos

Agora que você já possui as ferramentas necessárias para medir o desempenho do seu site, já pode dar o próximo passo e seguir as recomendações de otimização sugeridas pela ferramenta escolhida. Com uma boa referência, fica muito mais fácil saber por onde começar!

Nos links abaixo, por exemplo, você encontra algumas dicas de como otimizar imagens do seu site:

Muitas outras técnicas de otimização pode ser utilizadas para melhorar o desempenho e o tempo de carregamento. Como o assunto é vasto, vamos tratar em outros posts aqui no blog. 😉

E você? Já conhecia alguma das ferramentas apresentadas? Qual delas prefere? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários. E bom desenvolvimento!

Postado em:

Desenvolvimento
Comentários
  • http://www.agenciaprai.com reds

    Show, so colocar a mão na massa e refinar as bases agora!

  • http://listcool.blogspot.com/ Walter

    Muito bom pra quem está estudando seo e otimização de sites !

  • http://spaziomidia.com.br João Brinati

    Muito bom,

    meu site está muito lendo, pode me ajudar como faço para melhorar?
    http://spazioconvites.com.br/

    • hostgatorbrasil

      Olá João, tudo bem? Recomendo que você comece usando o GTmetrix , da uma olhada: https://gtmetrix.com/reports/spazioconvites.com.br/1QMRs9wS Qualquer dúvida entre em contato com o nosso suporte técnico :) Obrigado pelo contato

      • http://spaziomidia.com.br João Brinati

        O GtMetrix é um plug para WP?

        http://spaziomidia.com.br/

        • hostgatorbrasil

          Não é um plug, basta verificar no site quais critérios precisam ser otimizados em seu site :)

  • http://www.asglamurosas.com A Glamurosa Perfeita

    Nossa, muito bom. Me ajudou muito, parabéns!

  • hostgatorbrasil

    Olá Toruk, tudo bem? Você poderia entrar em contato com o nosso suporte técnico para sanar suas dúvidas, acesse o link: https://goo.gl/AcmwLU Obrigado pelo contato

    • http://fatalgamer.com.br/ Toruk

      Já abri um chamado ontem estou aguardando resposta.

      • hostgatorbrasil

        Toruk, você poderia me informar o ID do ticket para te auxiliarmos? Aguardo :)

        • http://fatalgamer.com.br/ Toruk

          KIB-700086

          • hostgatorbrasil

            Agradeço o retorno Toruk. Encaminhei seu chamado para que o nosso suporte verifique o ocorrido e retorne. Seguimos à disposição sempre que necessário :)

          • http://fatalgamer.com.br/ Toruk

            ok, obrigado

  • hostgatorbrasil

    Olá Bruno, tudo bem? Obrigado pela sugestão! Abraço

  • Diego Almeida

    Nosso site estava bastante lento, alteramos para os servidores do cloundfare mas até agora os DNS não foram atualizados, quanto tempo isso demora? Esse é o site em questão: http://www.amavida.com.br

    • hostgatorbrasil

      Olá Diego, tudo bem? Vimos que seu domínio amavida.com.br está acessando normalmente, você ainda encontra alguma dificuldade? Nosso Suporte Técnico estará apto a lhe prestar a ajuda que precisa, acesse nosso Canal de Atendimento em: https://www.hostgator.com.br/atendimento

  • Gpzim Pacheco

    Ótimo post. Tenho uma duvida, no PageSpeed do Google estou perdendo pontos pois o tempo de resposta do servidor esta acima de incriveis 2 segundos, o que posso fazer para melhorar isso? Minha hospedagem é da Host Gator

    • hostgatorbrasil

      Olá, Gpzim! Tudo bem? Você sabia que vários fatores podem afetar no tempo de carregamento de um site? Como, por exemplo, a instalação de muitos plugins (inclusive, aqueles que acessam servidores externos, podem deixar seu site muito lento, como o sistema de comentário Disqus ou as barras de compartilhamento social). Plugins que precisam de muitos scripts e arquivos de estilo para funcionar deixam seu site lento e pesado. Usar menos elementos na sua página também podem te ajudar. É legal rever sua galeria de imagens, suas fontes… Você vai notar que essas e algumas outras escolhas relacionadas ao design podem deixar seu site mais leve. Se os problemas persistirem, entre em contato com nosso suporte :) Esperamos ter ajudado. Obrigado!

      • Gpzim Pacheco

        Excelente resposta. Muito obrigado.

        • hostgatorbrasil

          De nada, Gpzim! Seguimos a disposição. Abraço.

  • http://www.jbylocacoes.com.br/o-que-e-criolipolise/ Criolipólise

    pois é Hostgator nos últimos 6 meses sentimos aumento do tempo da resposta do servidor, nosso site é mestre.art.br conta revenda dos senhores, testamos todas ferramentas indicadas, todas indicam problema no servidor, no google page speed, somos 9/10 e adivinha o por que não chegamos no 10? demora do servidor responder :(
    qual nossa opção? migrar pra gringa?

    • hostgatorbrasil

      Olá, Criolipólise! Você chegou a informar essa dificuldade para nossa equipe de suporte? Se sim, por favor, nos informe o ID do ticket para checarmos.

    • hostgatorbrasil

      Olá! Você informou nossa equipe sobre essa demora no tempo de resposta? Por favor, nos informe o ID do ticket para acompanharmos o andamento.
      Caso não tenha informado, e ainda encontre essa dificuldade no tempo de resposta do servidor, recomendamos que informe nossa equipe para que possam verificar. Obrigado!

    • http://fatalgamer.com.br/ Toruk

      Estou tendo o mesmo problema que você.

  • http://www.eusouandroid.com/ Pedro Armindo

    Olá,

    Meu site esta off line fazem 3 dias e até agora ninguem resolveu meu problema. Estou perdendo dinheiro e publico!www.eusouandroid.com

    att

    • hostgatorbrasil

      Olá, Pedro! Verificamos que o problema foi resolvido. Se precisar de ajuda novamente, fique à vontade para entrar em contato através dos nossos canais de atendimento, disponíveis em https://www.hostgator.com.br/suporte.php.
      Obrigado!

  • http://thalles.org/ Thalles Lázaro

    Ótimo post, já conhecia alguns desses, outros não.

    Vou deixar minha dica, bora otimizar o blog para versão mobile.

    Abraços.

    • hostgatorbrasil

      Ótima dica, Thalles. Obrigado! =)